Fifa libera inscrição de Montoya, e Vasco agora corre para regularizar jogador

Sexta-feira, 09/08/2013 - 13:15

A Fifa deu parecer positivo e liberou o meia Montoya para ser inscrito pelo Vasco. A resposta saiu esta manhã e agora o clube corre para colocar o jogador em condições de jogo para a partida de domingo contra o Coritiba, na capital paranaense. Depois de quase dois meses somente treinando e fazendo jogos-treinos a esperança é de que agora tudo se resolva rapidamente e que o nome do jogador apareça no Boletim Informativo Diário da CBF até o fim do dia, assim garantindo sua estreia pelo Vasco em Curitiba.

- Recebemos hoje (sexta) essa resposta. Agora a AFA e o All Boys estão encaminhando tudo corretamente e temos esperança de conseguir colocá-lo no BID da CBF para o jogo de domingo - confirmou o diretor jurídico do Vasco, Gustavo Pinheiro.

O Vasco já solicitou para a CBF que agilize o trâmite burocrático que vem da Argentina, junto a AFA. O objetivo é que a estreia de um jogador que custou cerca de R$ 3 milhões ao clube, pagos somente no dia 17 de julho por meio de investidores, não seja novamente adiada.

Montoya viveu verdadeira agonia desde que chegou ao Vasco. Em meio ao processo, o contrato do jogador colombiano “voltou” aos registros da federação carioca no início desta manhã, às 8h59m, depois de quase uma semana fora do Boletim Informativo de Registro de Atletas (BIRA). Agora, em novo contrato gerado - o anterior era de 4 de junho -, consta ainda como novas pendências a “transferência da federação colombiana, passaporte e diário oficial”. Consultada nessa quinta-feira sobre o desaparecimento do contrato de Montoya no BIRA, a FERJ não soube explicar o motivo. Na noite dessa quinta-feira, em São Januário, onde esteve ao lado de Bernardo no camarote assistindo ao empate por 1 a 1 contra a Ponte Preta, o jogador demonstrava ansiedade em ter finalmente sua condição de jogo.

A regularização de Montoya virou uma novela desde que o Vasco demorou a reunir condições para pagar os cerca de R$ 3 milhões pelos direitos econômicos do jogador. Primeiro, o clube sinalizou com investidores para bancar o negócio, mas, no meio da operação, com o jogador já apresentado e vestindo a camisa do Vasco em treinos, precisou trocar de investidores. O All Boys esperava o pagamento até o dia 20 de junho, mas ele só veio no dia 17 de julho - quase um mês depois e apenas a três dias do fechamento da janela de transferências.

Em contato com a reportagem do GLOBOESPORTE.COM, o dirigente do clube argentino Gustavo Frutto explicou que o All Boys se certificou do pagamento no dia 18 de julho, ao receber o comprovante da quantia depositado pelo Vasco (em operação triangular com investidores). Porém, ninguém no clube argentino consegue explicar o problema na entrada no sistema TMS da Fifa. Freddo enviou as imagens à reportagem e mostrou a resposta da Fifa, que só chegou no dia 22, segunda-feira.

- Na mesma hora que apareceu no site da Fifa a impossibilidade de ingressar no sistema TMS enviamos um e-mail de urgência ao Help Desk TMS, mas com o fuso horário a resposta só chegou na segunda (22), quando recebemos a nova senha e realizamos a transferência. Dias depois, quando soubemos que o caso continuava pendente, enviamos uma mensagem para a Associação de Futebol da Argentina (AFA) explicando o que ocorreu para que pudessem intervir no processo junto à CBF e à Fifa - disse o dirigente argentino. Confusão com jogador da Ponte O caso se tornou ainda mais confuso quando o mesmo dirigente isentou o All Boys de culpa e sugeriu que o problema era do Vasco e do sistema da Fifa, em entrevista a uma rádio do clube argentino. Depois, ao GLOBOESPORTE.COM, ele retificou a declaração, dizendo que o Vasco não tinha culpa, embora o dinheiro tenha chegado na véspera do fechamento da janela de transferências internacionais da Fifa - 20 de julho.

- Verificamos que o dinheiro chegou no dia 18 e corremos para fazer o trâmite no dia 19. Mas o sistema da Fifa não carregou. Creio que foi má sorte, não há culpa dos clubes nesse problema. Tanto é que nos disponibilizamos para ajudar em todo o processo - disse o dirigente do All Boys.

Outro ponto que trouxe ainda mais polêmica ao caso foi a regularização do jogador da Ponte Preta Brian Sarmiento. Vindo do All Boys e inscrito dias antes, o problema da senha - alegação do clube argentino e do Vasco para a complicação do caso - parecia suspeito, já que o meia argentino de 23 anos foi regularizado no dia 16 de julho. A Ponte fez o pagamento pelo empréstimo do atleta (que teve contrato gerado no dia 1º de julho) na segunda-feira, dia 15, e Sarmiento foi para o banco contra o Coritiba (31 de julho) e entrou na partida contra o Fluminense (4 de agosto). No entanto, o argentino não pertencia ao All Boys. Ele é jogador do Unión San Felipe, do Chile, e estava emprestado ao time argentino.

O diretor de futebol da Ponte Preta, Ocimar Bolicenho, confirmou a informação ao GLOBOESPORTE.COM. O time chileno, aliás, é investigado pela Administração Federal de Entrada de Recursos na Argentina como paraíso fiscal. Sarmiento - e outros jogadores que têm passe ligado ao time chileno da Segunda Divisão - nunca entrou em campo pelo Unión San Felipe.

Fonte: GloboEsporte.com