Data das eleições será anunciada no dia 30/04 e sócios que entraram até abril de 2013 deverão poder votar

Quinta-feira, 17/04/2014 - 14:36
comentário(s)

A Junta Deliberativa do Vasco se reuniu mais uma vez na manhã desta quinta-feira em São Januário. Mas a expectativa de que a data das eleições do clube fossem enfim marcadas não se confirmou mais uma vez. Após o encontro, no entanto, o presidente da Assembleia Geral cruz-maltina, Olavo Monteiro de Carvalho, avisou que uma nova reunião já está agendada para o dia 30 de abril. Nesta data, segundo ele, o pleito será confirmado - provavelmente - para o mês de julho.

- A reunião foi muito positiva. Trabalhamos em cima da lista dos elegíveis, da listagem dos sócios com mais de 100 anos, daqueles que se associaram recentemente... Já temos uma nova reunião marcada para o dia 30 de abril. Neste encontro será definida a data da eleição. Provavelmente será em julho - confirmou Olavo ao GloboEsporte.com.

Além de Olavo, a Junta Deliberativa do Vasco é formada pelo presidente Roberto Dinamite, Eurico Miranda, que preside o Conselho de Beneméritos, Hélio Donin (Conselho Fiscal) e Abílio Borges (Conselho Deliberativo). Mesmo sem o relatório final da comissão de sindicância - ou pelo menos sem a divulgação de seus resultados -, Olavo tinha a intenção de não dar direito a voto a boa parte dos contestados sócios que entraram no final de abril de 2013.

Sócios do "mensalão" devem poder votar

A ação fazia parte da estratégia de um grupo de situação - e une correntes de oposição também - que tenta impedir a volta de Eurico Miranda ao poder do Vasco. Somente em abril de 2013, o ex-presidente e seu grupo político - o Casaca! - foram responsáveis pelo cadastro de cerca de dois mil sócios-eleitores. Roberto Monteiro, vice-presidente do Conselho Deliberativo, tem por volta de mil entre os possíveis novos eleitores de abril do ano passado - o que deixaria os dois nomes com larga vantagem num processo eleitoral que não costuma ter nem mesmo quatro mil votos nas urnas. Após a reunião desta quinta, no entanto, ficou praticamente definido que todos que se associaram até o dia 30 de abril de 2013 e estiverem em dia com suas mensalidades terão direito a voto. Isso incluiria os sócios do chamado "mensalão".

O Vasco poderá ter pelo menos cinco candidatos à presidência: o vice-presidente Tadeu Correia, o ex-vice de finanças Nelson Rocha, o advogado Roberto Monteiro, o ex-presidente Eurico Miranda e um nome ainda a ser definido pela chapa "É Vasco", resultado da união dos grupos políticos Pró-Vasco e Cruzada Vascaína nesta semana, que pode ter Jorge Salgado e Fernando Horta como apoio. O atual mandatário Roberto Dinamite já chegou a dizer que não iria concorrer, mas voltou atrás recentemente e deixou no ar a possibilidade de tentar o terceiro mandato.

Fonte: GloboEsporte.com