Com um gol de Thalles, Seleção Sub-20 vence Levante-ESP por 2 a 0 e conquista Torneio de Cotif

Quarta-feira, 20/08/2014 - 19:24
comentário(s)

Após a derrota do Brasil por 7 a 1 para a Alemanha na Copa do Mundo, a torcida exigiu mudanças e renovação. O primeiro desafio pós-Mundial colocou justamente uma nova geração à prova. A equipe sub-20 disputou o Torneio de Valência e passou no teste, superando vários desafios. Nesta quarta-feira, o time comandado pelo técnico Gallo venceu o Levante por 2 a 0 e conquistou o Torneio de Valência, gols de Thalles, do Vasco, e Gerson, do Fluminense. Em janeiro de 2015 os meninos jogarão o Sul-Americano da categoria em busca de uma vaga no Mundial, que será realizado no mesmo ano na Nova Zelândia.

O primeiro "adversário" foi o gramado sintético. A Seleção demorou a se adaptar ao terreno artificial e empatou os dois primeiros jogos, contra Catar e Equador. Na terceira partida, um oponente mais fraco os ajudou a se reerguer com estilo: 4 a 0 na China. A partir daí, o Brasil cresceu e amadureceu. No último duelo da fase de grupos, a canarinho precisava vencer o Valencia, que jogava em casa, para avançar e conseguiu um convincente resultado de 3 a 1.

Nas semifinais veio o teste mais complicado de todos. O clássico contra a Argentina. Sem o técnico Galo, expulso por reclamação contra o Valencia, os meninos brasileiros chegaram a seu auge, mesmo encontrando um ambiente hostil em campo num confronto com muitas faltas e violência. Apesar da tensão constante e de uma briga generalizada no primeiro tempo, deu Brasil novamente: 2 a 1.

O Levante honrou sua surpreendente chegada à final e foi o time mais organizado enfrentado pela Seleção. Bem postados defensivamente, os espanhóis não deixavam o adversário jogar e exploravam bem os contra-ataques. Uma cobrança de pênalti convertida pelo atacante Thalles e um gol nos acréscimos de Gerson nos garantiu o primeiro título após o desastre da Copa do Mundo. Bom sinal para um 2015 cheio e para as Olimpíadas, que se aproximam a passos largos.

Devidamente adaptada ao gramado sintético e bem mais à vontade, a Seleção começou o jogo contra o Levante partindo para o ataque, mas esbarrou na boa defesa espanhola, que não deixava os brasileiros se aproximarem da grande área. As jogadas de bola parada e os cruzamentos era as melhores opções. O time valenciano foi responsável pelas oportunidades mais perigosas quando conseguiram controlar o ímpeto inicial da equipe canarinho. Os contra-ataques, contudo, pararam no goleiro brasuca.

Quando o primeiro tempo caminhava para o fim, o Brasil cresceu e por pouco não conseguiu abrir vantagem. O ritmo alucinante foi mantido na volta do intervalo. Desta vez, porém, o Levante não esboçou o mesmo poder de reação. A entrada do atacante Yuri Mamute deu ao time canarinho o gás que faltava. Ele deu muito trabalho aos defensores rivais até que, aos 14 minutos, foi derrubado dentro da área quando, de frente para o gol, se preparava para chutar. Thalles cobrou e fez 1 a 0. Nos acréscimos, a defesa espanhola confirmou a festa brasileira com uma falha não perdoada por Gerson, que só precisou levantar a perna para assegurar os 2 a 0.



Fonte: GloboEsporte.com (texto), Youtube (vídeo)