Eleito senador, Romário desiste da presidência do América

Sexta-feira, 24/10/2014 - 14:34
comentário(s)

O sonho ficou para depois. Eleito senador pelo PSB-RJ com mais de 4,6 milhões de votos, maior votação da história para o cargo no Rio, o deputado federal Romário declarou apoio a Aécio Neves (PSDB) na corrida pela presidência da república, mas decidiu tirar o pé de outra disputa: o baixinho não será mais candidato à presidência do America na eleição que acontece no dia 10 de novembro. De acordo com o parlamentar, a decisão foi tomada com base no não cumprimento dos compromissos estabelecidos com a atual direção do clube.

— Eu não vou mais ser candidato à presidência do America. Algumas coisas teriam que acontecer para isto, mas os entraves não foram solucionados. Sei do esforço pessoal do presidente Léo Almada para resolver os problemas do clube, as pendências que ainda não foram sanadas. Então, eu vou apoiá-lo para a reeleição e, se ele resolver essas pendências nesses próximos três anos, eu serei candidato em 2017 — explica.

Um dos principais entraves para a candidatura de Romário é a indefinição sobre a sede do America, na Tijuca. O espaço foi fechado pela atual diretoria por causa da má conservação, que submete a risco associados e frequentadores. A direção pretende erguer ali uma nova sede, acoplada a um empreendimento econômico que a sustente e ajude a quitar suas dívidas, estimadas em até R$ 60 milhões. O presidente Léo Almada afirma ter sido pego de surpresa com a decisão de Romário.

— Eu fui pego de surpresa, gostaria de conversar com ele primeiro, porque esse tema envolve uma série de questões delicadas. Temos um encontro marcado para segunda-feira, para conversarmos. Até lá, já terá passado o período eleitoral. Lamento, mas espero que, mesmo que ele não possa ser candidato agora, que ele ajuda o clube do coração dele, seja lá quem for o presidente. Com a força política e com o prestígio que tem, ele pode nos ajudar muito. Por enquanto, eu prefiro não acreditar nisto, e espero vê-lo na posse do novo Conselho Deliberativo, para o qual ele foi eleito, para esclarecer tudo. Não pretendo ser candidato, mas fico honrado com essa declaração de apoio dele — afirma o presidente. A posse do novo conselho acontece na segunda-feira (27),

As eleições para a presidência do America são indiretas: é o Conselho Deliberativo que escolhe o mandatário para um período de três anos. No último dia 14, uma eleição homologou a única chapa inscrita para as eleições, realizadas no Club Municipal. Na esperança de ver o tetracampeão mundial no comando do clube, 190 associados votaram a favor do grupo. Houve ainda cinco abstenções. Ainda não há candidatos definidos para a eleição do dia 10 de novembro.

Fonte: Blog Deu Zebra - O Globo Online