Sem vaga assegurada na Série A e com eleição pela frente, Vasco vive cenário incerto para 2015

Quinta-feira, 30/10/2014 - 07:51
comentário(s)

Amargando um 2014 na Segunda Divisão, o Vasco espera que 2015 seja um ano bem diferente. O problema é que, sem ter certeza ainda do retorno à elite do futebol brasileiro e com um cenário de turbulência na política interna, o clube está de mãos atadas para se planejar dentro e fora de campo.

Daqui a 12 dias, os sócios vascaínos elegerão o novo presidente do clube. Independentemente de quem seja o vencedor, o novo mandatário herdará um elenco em que dez jogadores só têm contrato até o dia 31 de dezembro deste ano. Douglas, Fabrício e Pedro Ken são alguns dos que terão seus vínculos encerrados no último dia do ano e que não deverão emplacar 2015 em São Januário.

Publicamente, os jogadores se esforçam para manter as aparências. Segundo o zagueiro Luan, os fatos extracampo não têm interferido no time:

— Não nos envolvemos na eleição, mas tenho certeza de que acontecerá o melhor.

Enquanto os principais adversários já começam a traçar diretrizes para o ano seguinte, o Vasco vive momento inverso. Sem dinheiro em caixa e com o departamento de futebol quase que exclusivamente sob os cuidados do diretor-executivo Rodrigo Caetano, não há negociações contratuais em curso. Para dificultar, o próprio Caetano deve sair no fim do ano.

Sinal dos tempos, o presidente Roberto Dinamite nem tem mais despachado diariamente no clube, em compasso de espera pelo desfecho da eleição. O desempenho em campo também reflete o atual momento administrativo. Não raro os jogadores têm sido cobrados pelo técnico Joel Santana a se empenharem mais.

O próprio treinador também engrossa a lista de dúvidas do Vasco: com contrato até 31 de dezembro, sua permanência está condicionada ao acesso e depende do grupo que assumir a presidência. Fato é que Joel não goza de um ambiente leve em São Januário, já que reclamações públicas de alguns jogadores e o vazamento de preleções tornaram o clima mais tenso.

Diante de tantas dificuldades, o clube se agarra à força da torcida. A diretoria solicitou na quarta-feira à CBF que o jogo contra o ABC, no dia 8 de novembro, seja no Maracanã. A resposta deve sair nesta quinta.

Fonte: Extra Online