Juniores: Renato Kayser fala sobre expectativas para 2015 e revela paixão pelo Vasco

Quarta-feira, 17/12/2014 - 00:32
comentário(s)

Diferente da maioria dos companheiros da categoria sub-20, Renato Kayser, de 18 anos, não chegou ao Vasco para jogar futsal, tampouco passou por todas as categorias da base, porém se engana quem pensa que o jovem não possui uma ligação muito forte com o clube de São Januário. Artilheiro do Gigante da Colina na temporada de 2013, com 32 gols, o atacante costuma dizer para os mais próximos que nasceu para jogar no cruz-maltino. Os feitos do garoto em sua curta carreira servem para confirmar a veracidade dessa afirmação.

Antes de vestir a camisa do Vasco pela primeira vez, em março do ano passado, Kayser passou por dois clubes de São Paulo: Santos e Desportivo Brasil. Embora tenha se destacado com a camisa do segundo, o paranaense não conseguiu ter em nenhum deles o mesmo rendimento que apresentou no time vascaíno. Logo em sua primeira competição, a Copa Rio sub-17, Renato marcou oito gols, conquistou a artilharia e justificou sua contratação. O mesmo aconteceu no Campeonato Carioca, quando ele se sagrou goleador com 23 gols.

- Comecei a me apaixonar pelo Vasco no dia da minha estreia. Lembro que marquei um gol logo no meu primeiro jogo e sai de campo aplaudido pela torcida, que gritou meu nome. Isso para mim foi algo inesquecível, não conseguia esconder a felicidade após o jogo. Sempre quis viver um momento como aquele, mas apenas no Vasco consegui realizar esse meu sonho. Acho que nasci para jogar no Vasco - disse o jogador.

O bom desempenho no juvenil levou Renato a receber uma oportunidade no sub-20. Do banco, Kayser viu o time vascaíno derrotar o Vitória e conquistar a Taça Belo Horizonte pela terceira vez em sua história. O atacante não chegou a atuar, mas deixou uma boa impressão nos treinamentos, tanto é que assumiu a titularidade da categoria antes do final de 2013.

Em 2014, um início animador. Gol na Copa São Paulo, bom começo no Carioca. Tudo ia dando certo, até que um problema contratual, solucionado apenas nos últimos dias de maio, impediu o atacante de continuar fazendo o que mais gosta.

- Esse ano de 2014 não foi como eu esperava. Fiquei um tempo parado por conta de um problema no meu contrato e isso me prejudicou. Mesmo assim, consegui ajudar o time na maioria dos jogos que disputei. Fiquei feliz por ter feito gols importantes e por ter recuperado a forma física de antigamente - analisou o atleta.

De volta após renovar seu contrato até o primeiro semestre de 2017, Kayser recuperou a titularidade e se tornou um dos grandes destaques do time na reta final da temporada. Natural de Jotaesse, distrito da cidade paranaense de Tupãssi, Renato foi um dos principais nomes do clube de São Januário na última edição da Copa do Brasil sub-20. Nas oitavas de final, contra o Palmeiras, na Colina Histórica, o avançado balançou as redes três vezes e saiu de campo ovacionado pela torcida. O carinho dos vascaínos foi festejado pelo jogador.

- Sinto algo muito bom quando piso no gramado de São Januário. É essa sensação que me faz desenvolver um futebol alegre e de muita luta. Sou um jogador que briga por todas as bolas. Não foi diferente naquele dia. Consegui aproveitar a chances que tive e recebi o carinho da torcida após o jogo. Foi um momento que jamais irei esquecer. Posso dizer que o meu grande sonho é jogar em São Januário pelo time profissional. Quero dar muitas alegrias para essa torcida - afirmou Renato.

Para realizar seu sonho já na próxima temporada, Kayser sabe que precisa corresponder no juniores. Por conta disso, o jovem vem trabalhando forte desde a semana retrasada com os companheiros de categoria. O grande objetivo é fazer uma boa Copa São Paulo e chamar a atenção da comissão técnica do profissional, hoje comandada pelo treinador Doriva. Campeão em 1992, o Vasco estreia na competição nacional no próximo dia 04 de janeiro, contra o Araxá (MG). Na sequência, o clube de São Januário encara o Serrano (BA), no dia 07, e o Taubaté (SP), no dia 10.



Fonte: Site oficial do Vasco