CBF cria comissão de clubes para discutir possível volta do mata-mata no Brasileiro

Segunda-feira, 02/03/2015 - 17:50
comentário(s)

A CBF criou nesta segunda-feira uma comissão formada por clubes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro para estudar e sugerir propostas para mudanças na fórmula de disputa da competição, o que poderá incluir a volta das finais e do sistema de mata-mata nas fases decisivas. A competição é disputada em forma de pontos corridos desde 2003, primeiro com 24 clubes na Série A e depois com 20, quantidade atual.

Alguns dirigentes, como os presidentes do Grêmio, Romildo Bolzan, e do Vasco, Eurico Miranda, já se posicionaram várias vezes a favor da volta do mata-mata e integrarão a comissão. Além dos dois clubes, haverá representantes de Flamengo, Santos, Atlético-PR e Coritiba.

Além da fórmula do campeonato, a comissão de clubes, instaurada durante o congresso técnico do Campeonato Brasileiro de 2015, também vai discutir outros temas ligados ao campeonato, como a divisão das cotas de televisionamento. Desde 2011, quando houve o racha que dissolveu o Clube dos 13, a Rede Globo negocia os contratos individualmente com cada clube.

- Não é questão de ganhar mais ou menos, mas pensar em um modelo que reduza o desequilíbrio. É uma relação direta dos clubes com a televisão, sem interferência da CBF, mas a Globo já se mostrou disposta a debater sobre o assunto. Vamos estudar e conversar - disse o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan.

Sobre a mudança de fórmula, o dirigente gaúcho afirmou que mesmo os que defendem a volta do mata-mata não pretendem o fim dos jogos em turno e returno.

- Vamos sentar e estudar. Eu, assim como outros colegas, defendo a premiação da regularidade ao longo do campeonato, e também as finais. Não são coisas inconciliáveis - completou Bolzan.

Fonte: O Globo Online