Bodyboard: Campeão do mundo pelo Vasco e dono de 6 títulos mundiais, Gulherme Tâmega anuncia aposentadoria

Terça-feira, 31/03/2015 - 10:54
comentário(s)

Após quase 30 anos de carreira, Guilherme Tâmega anunciou a sua aposentadoria do esporte. Um dos maiores bodyboarders da história e grande rival do mito havaiano Mike Stewart, o carioca de 42 anos desistiu de brigar pelo sétimo título mundial depois de 13 anos passando em branco. Hexacampeão mundial, ele ainda tem na bagagem seis títulos brasileiros e foi seis vezes o segundo melhor do mundo. Criado nos "caixotes" do Posto 5, em Copacabana, lugar que o fez perder o medo das ondas grandes, Tâmega vive há 10 anos na ilha havaiana de Oahu. A praia de Pipeline se transformou no seu quintal de casa e hoje o bodyboarder prefere surfar apenas por prazer.

Tâmega conta que sempre foi movido a desafios. Para ele, não importava apenas vencer. Queria ser fenomenal. Mas, como não estava encontrando a motivação de outrora no mar, hoje ele começa a construir um futuro em outra praia.

- Não pretendo competir mais. Competi o circuito inteiro pela última vez em 2013. Se não for para ganhar, não interessa. Hoje, tenho a minha marca de pranchas e estou dedicado a ela. Eu desenho as linhas, mas não "sharpeio" (produz as pranchas) - contou Guilherme Tâmega.

O havaiano Mike Stewart, nove vezes campeão mundial, dono de 11 títulos em Pipeline e pioneiro da modalidade, foi um de seus principais adversários. Ele dominou o bodyboard nos anos 80 e início da década de 90. Uma época de grande rivalidade com o compatriota Ben Severson, que acabou esfriando depois do carioca aparecer no cenário internacional. Em 1994, Tâmega levantou o seu primeiro caneco no Havaí. O estilo forte de velocidade, com as manobras executadas na crista da onda, seja de meio metro ou de quatro, sempre foram suas marcas. A última taça que ergueu foi em 2002, quando ainda era solteiro e morava em Copacabana. Foi lá que ele começou a aperfeiçoar a sua técnica, ainda sem prancha, no chamado "jacaré" (surfe de peito).

Tâmega pegou a sua primeira onda de bodyboard na praia batizada de "Princesinha do Mar", aos 12 anos, depois de ganhar uma prancha de presente do pai. Os dois haviam passado em uma antiga loja de departamentos e o menino estava ávido para estrear o brinquedo. Como já era quase noite, ele foi levado até a areia pelos irmãos mais velhos. Mesmo sem o pé de pato, que funciona como uma quilha para dar mais estabilidade, ele se jogou no mar e nunca mais parou. Na época, era tudo uma brincadeira, mas, com o tempo, os títulos vieram e a história mudou.

Ao longo da carreira, o carioca passou por altos e baixos, enfrentou problemas de patrocínio, mas escreveu o seu nome na história. Além da lenda Mike Stewart, outros adversários que atravessaram o seu caminho foram Marcelo Siqueira, Ben Holland, André Botha, Damian King e Jeff Hubard. O hexacampeão mundial foi o único surfista a vencer três vezes seguidas um dos eventos mais tradicionais da modalidade, o Shark Island Challenge, perto de Cronulla, nos subúrbios de Sidney, na Austrália. O lugar abriga uma das ondas mais perigosas do mundo e recebe uma das etapas do circuito. A última vez que Tâmega correu temporada completa do Circuito Mundial foi em 2013.

Hoje, Guilherme é casado e mora com a mulher, a personal trainer Daniele, e os dois filhos, Kim e Kyron, no Havaí. Morando na ilha de Oahu, ele tem se dedicado à família e à sua marca de pranchas. Ele não fabrica os equipamentos com suas próprias mãos, mas desenha as linhas. Em seu perfil no Facebook, Tâmega fez um comunicado emocionando anunciando a sua despedida.

Confira a íntegra do comunicado:

"Queridos bodyboarders, amigos, fãs e família,
Começo este texto com duas palavras que fazem parte de mim e da minha carreira de 30 anos no bodyboard : DESAFIO E VITÓRIA.
Sempre fui movido a desafios, é o meu oxigênio, aquela motivação que tira o ar.
Se fosse fácil não teria sentido para mim…
Meu estímulo na vida é ser desafiado, e no bodyboard não foi diferente.
Eu tinha fome de títulos, mas não qualquer um...Eu queria títulos desafiadores e fui conquistando um a um…Eu nunca estava satisfeito, fui descobrindo talentos e habilidades dentro do mar que nem eu imaginava ter, e, assim, se passaram 30 anos...
A diferença é que eu não queria ser bom...Eu queria ser fenomenal.
Se fosse fácil...todos conseguiriam e foi pensando assim que cheguei onde sonhei no esporte.
Ao longo destes 25 anos competindo o tour mundial os desafios foram batidos, porém, como EU sempre fui movido a desafios onde faltou já sabem né?! …
Vitória é consequência de motivação e motivação de desafio.
Hoje, minha motivação é outra...E me tira o ar da mesma forma como quando eu competia.
Sim, amigos.
verbo passado…
Competia.
Tudo o que sou, foi o bodyboard que construiu, a maneira que eu usei cada minuto desses 30 anos no esporte, dia a dia, treino a treino, competição a competição, fizeram de mim o que sou hoje...um vitorioso.
Me orgulho de dizer que o bodyboard construiu o meu nome : Guilherme Tâmega.
Com tanta dedicação e vitórias abri oportunidades incríveis para continuar fazendo o que eu amo, porém, sem competir.
É com uma sensação inexplicável de dever cumprido que deixo minha marca histórica do esporte como 6x campeão do mundo…2x ISA Games … 3x Shark Island ...6x vice títulos mundiais … 6x brasileiro … campeão americano e pan-americano .
Com alegria venho anunciar que o meu oxigênio hoje está fora do mar, entretanto o mar está
no meu sangue de brasileiro, no meu sangue de bodyboarder!
É exatamente com a mesma sensação de tirar o fôlego do meu primeiro e marcante título em 1994 que todos vocês se lembram bem…
Que anuncio a minha saída no mundo das competições dentro do mar, para competir com a mesma garra fora.
Minha marca tem alcançado um patamar que me desafia.
E desafio comigo vocês já sabem né….
Eu tenho raça, eu tenho fome de vitória eu tenho o sangue brasileiro, defendi o nosso país por 30 anos com muito orgulho,vamos ser fiéis ao que é nosso…
Obrigada a todos que sempre acreditaram em mim, e até vocês meus haters com a sua forma incompetente de admirar a minha maneira de desafiar o impossível e sair vitorioso.
Todos vocês fizeram parte dessa história de sucesso que ao contrário do que muitos pensam, não termina aqui, é o começo de um novo desafio!
O atributo de um campeão na vida é a autoconfiança, quebrar barreiras, amar desafios e, claro, vencer.
Abraços,
Guilherme Tâmega"




Fonte: GloboEsporte.com (texto), Casaca (fotos), Reprodução Internet (foto)