Álvaro Miranda rebate Fluminense e nega aliciamento: 'Paulo Vitor está querendo jogar no Vasco'

Quarta-feira, 01/04/2015 - 09:14
comentário(s)

Nos bastidores, depois de notificar a Ferj e a CBF pelo sumiço do jogador do infantil Paulo Vitor, o Fluminense acusa o Vasco de aliciamento do jogador. O atacante de 15 anos, que foi campeão estadual infantil pelo tricolor no ano passado, chegou ao Vasco em 2007 e está há um ano e meio treinando em Xerém, na estrutura do rival carioca. Em São Januário, a diretoria da base vascaína trata do assunto sem medo e já prepara um documento para rebater qualquer denúncia tricolor. Representante das divisões inferiores do Vasco, Álvaro Miranda cita investimentos de mais de R$ 70 mil do clube na formação de Paulo Vitor e diz que foi procurado pela jovem revelação, não o contrário.

O lema da volta do respeito, presente em frases do presidente do Vasco, está também no discurso de Álvaro, filho mais novo do mandatário. Aos 36 anos, ex-jogador de basquete - estava no grupo vitorioso comandado por Hélio Rubens no fim anos 1990 -, e técnico de futebol com experiência na base do Vasco e em times profissionais do Olaria e do Duque de Caxias, ele tem o cargo de manager das categorias de base e garante uma postura bem diferente da gestão anterior, que, de longe, via como "boazinha" demais.

- O Vasco tinha uma linha e nós temos outra. O Vasco ficou muito desvalorizado, ninguém respeitava... O principal é que nós temos uma pessoa que representa o clube, que é o presidente. Não vão mexer como mexiam. Faço a mesma coisa aqui (na base). Não faço sacanagem, não alicio jogador. Se um jogador quiser vir para o clube... O Vasco está aberto. Os outros clubes fazem a mesma coisa - afirma Álvaro, em entrevista no Centro de Memória do clube.

As reticências na parte final da fala são referência direta ao caso Paulo Vitor. O garoto ainda não treina com o grupo do infantil, mas a briga com o Fluminense parece apenas no começo. Álvaro lembra os jogadores que o Vasco perdeu no tempo em que seu pai deixou a presidência. Cita os casos do meia Muralha, que foi para o Flamengo por diferença pequena de valores, e dos tricolores Marlon e do atacante Kennedy - conta que o atual atacante tricolor demonstrava tanta insatisfação com a troca de comando que chegava a gritar "Eurico" quando Dinamite entrava na sala do Colégio Vasco da Gama, que completa 15 anos em 2015.

- Quem trouxe o Paulo Vitor foi a gente (Vasco). Ele chegou em 2007. Está há um ano e meio no Fluminense, mas foram cinco anos aqui no Vasco. Quem tem direito de formador? Como o Fluminense vai pleitear isso? O menino me procurou e quer vir para o Vasco. Ele não quer ficar no Fluminense. Não tem essa, o Vasco não dá dinheiro para o jogador. Ele foi lá (no Flu) três vezes e não resolveram. "Ah, pediu R$ 1 milhão." Não sei. Ele já notificou o Fluminense e hoje não tem nenhum documento de vínculo com o clube. Ele tem um contrato de formação, mas esse contrato não é chancelado na federação. Ele está livre, quer vir, e o Vasco está aberto - explica e argumenta ao mesmo tempo Álvaro.

Questionado se o Vasco não pode sofrer punição igual a do Atlético-PR no caso Mosquito, hoje de volta ao clube - em 2013, os paranaenses foram afastados de competições de base até pagarem por tirar o atacante de São Januário -, Álvaro diz que são casos distintos.

- O Mosquito, sim, foi aliciado e foi até inscrito no Macaé antes para depois ser repassado ao Atlético-PR. Paulo Vitor está querendo jogar no Vasco. Vamos esperar ele resolver a situação dele - diz Álvaro, que contesta e diz não reconhecer o código de ética assinado em 2013. No documento, assinado por representantes da base dos clubes, havia compromisso de não aliciar jogadores e estabelecimento de sanções após análises mais rigorosas de casos.

- Essa questão de ética tem dois pesos e duas medidas. Para uns servem, para outros, não. Tenho conversado com pessoas do Flamengo e do Botafogo. Como que um funcionário do clube pode assinar um documento? Só quem pode (assinar) é o presidente ou alguém que ele coloque para assinar. Tinha um documento assinado pelo Humberto (Rocha, ex-gerente da base), mas o presidente não reconhece. O Vasco não quer brigar, mas queremos as coisas mais esclarecidas - explicou.

"Para escalar, tem que me falar"

Em pouco mais de um mês, o Vasco deve inaugurar, com pompa, a nova Pousada do Almirante, um "hotel cinco estrelas" para abrigar 48 atletas, como descrevem membros da nova diretoria. O clube também reforma outro alojamento e refeitório para os garotos. Para Álvaro, as mudanças atraem jogadores para o Vasco, que ainda tenta o certificado de clube formado, documento que, no Rio, somente o Nova Iguaçu possui.

Antes de citar o caso Paulo Vitor, Álvaro comentou que recebe ligações e mensagens de vários garotos que conheceu no clube que desejam retornar ao Vasco. Foi assim com Matheus Índio, que parou o carro e lhe chamou quando dava aula de personal trainer na praia, e é desta maneira, com aproximação e "olho no olho" à frente dos interesses econômicos que medem as relações no futebol, que ele pretende repetir o procedimento com outros.

Manager da base, Álvaro viaja para Goiânia para acompanhar torneio de garotos sub-11 e promete investimentos na captação de jovens talentos. Recentemente, o Vasco contratou dois meninos para o futsal. Ele lembra que descobriu Talisca, hoje no Benfica e na seleção olímpica, Thalles e outros jovens promissores indo assistir torneios de futebol amador. Na última passagem do pai pela presidência, ele chegou a ser técnico do pré-mirim, mirim e auxiliar do juvenil. Hoje, responsável pela base ao lado de Isaías Tinoco e Nilson Gonçalves, ele diz que ainda tem impulsos de treinador, misturados ao cargo de gestor. E revela, no estilo do pai, que tem que saber das escalações previamente:

- Para escalar (o time) tem que me falar, eu tenho que saber. Aqui nós somos bombeiros. O jogador que não joga fica p.... Toda hora é problema. Então eles (treinadores) precisam me passar. Por isso, vou aos treinos e posso rebater quando o jogador diz que está bem e fala que estão sacaneando, que é coisa de empresário. Eles não têm autocritica. Aí eu falo que é mentira - conta Álvaro.

Fonte: GloboEsporte.com