Invicta há 300 minutos, defesa deixa o Vasco perto do título estadual

Segunda-feira, 27/04/2015 - 11:46
comentário(s)

Após a vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo na primeira partida da final do Campeonato Carioca, o Vasco pode ser campeão estadual no próximo domingo com um simples empate. Caso não sofra gols, o Cruzmaltino quebrará um jejum de 13 anos e chegará à sua 23ª conquista na competição. E apesar de toda cautela, os vascaínos têm motivos para projetarem o próximo duelo com otimismo. Um deles é o desempenho recente da defesa.

Em ótima fase, o setor comandado por Rodrigo e Luan não sabe o que é sofrer gols no Estadual há mais de 300 minutos. Nas três partidas decisivas – duas contra o Flamengo e Botafogo no último domingo –, a zaga cruzmaltina ficou invicta e ajudou o time a construir a vantagem para o último e decisivo jogo.

"Estamos felizes com o trabalho, mas agora é hora de provar isso. O desafio é ainda maior no domingo que vem", disse Luan.

Conhecido por montar times defensivos, o técnico Doriva procurou exaltar os outros jogadores que contribuem para o bom momento da zaga.

"O mérito da defesa não tomar gols é também porque ela é bem protegida. Os dois laterais têm feito um excelente campeonato, assim como o Martín [Silva, goleiro]. Tem ainda o Guiñazu, o Serginho, o Julio [volantes. Todos estão preocupados em defender. No futebol atual, o atleta que não entende que precisa participar da parte defensiva está fora do padrão exigido", ressaltou o comandante cruzmaltino.

O bom momento vivido pela defesa ocorre justamente após a pior atuação do setor no ano – derrota por 5 x 4 para o Friburguense. Deste jogo em diante, o time atuou quatro vezes no campeonato carioca e sofreu apenas um gol – contra o Volta Redonda.

Na temporada, são 22 jogos disputados e 19 gols sofridos. "A temporada tem sido boa, e esse apoio da torcida também ajuda muito", analisou o zagueiro Luan.

Para ficar com o título, o Vasco precisa apenas de um empate. Caso a zaga não repita as últimas boas atuações e o time sofra uma derrota por um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis. Em caso de revés por dois ou mais gols, o taça ficará com o Botafogo.

Fonte: UOL