Nos últimos 3 jogos decisivos do Estadual, Vasco não sofreu gol

Segunda-feira, 27/04/2015 - 18:15
comentário(s)

O Vasco está há 90 minutos de acabar com o jejum de 12 anos se títulos do Campeonato Carioca. Após a vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, a equipe do técnico Doriva tem a vantagem do empate no segundo jogo da decisão. Basta não sofrer gols no próximo domingo para levantar a taça. No que depender do desempenho na reta decisiva do torneio estadual e, principalmente, nas estatísticas da dupla Luan e Rodrigo em 2015, a torcida tem motivos para ficar confiante.

Nas três ''finais'' do Carioca até aqui, zero gols sofridos. Foi assim nas duas partidas da semifinal contra o Flamengo e no primeiro jogo da decisão contra o Botafogo. Em todos os jogos, a dupla de zaga do Vasco foi formada por Luan e Rodrigo. Juntos, os jogadores defendem estatísticas de respeito na temporada: foram 12 partidas, 992 minutos em campo e apenas dois gols sofridos (Tigres e Friburguense). O levantamento é do site Futdados.com.

- Nós trabalhamos sempre para isso, mas somos seres humanos, estamos sujeitos ao erro, mas nós estamos trabalhando para minimizar esses erros e, assim, não levar gol. A única importância é que tiramos a vantagem deles. No mais, vamos entrar em campo para vencer, porque é assim que o Vasco entra em todos os jogos - resumiu Luan.

Rodrigo reforçou as palavras do companheiro. Pela primeira vez desde a mudança na fórmula de disputa do Campeonato Carioca, o Vasco terá a vantagem do empate em uma partida decisiva. Não a teve momento algum em 2014 e nem na semifinal contra o Flamengo.

- Temos que ser inteligentes para usarmos isso a nosso favor, porque ano passado não tínhamos isso. Até o momento não tivemos esse privilégio. A responsabilidade é a mesma. Estávamos jogando para não tomar um gol, mas deu para equilibrar bem. Tivemos alguns sustos, mas tivemos que partir para o tudo ou nada - avisou.

Para o técnico Doriva, o mérito é do time como um todo. No futebol atual, segundo ele, não há mais espaço para o jogador que não se empenha na marcação.

- Como eu sempre friso: o mérito da defesa não tomar gols é também porque ela é bem protegida. Os dois laterais têm feito um excelente campeonato, assim como o Martin. Tem ainda o Guiñazu, o Serginho, o Julio... Todos preocupados em defender. No futebol atual, o atleta que não entende que precisa participar da parte defensiva está fora do padrão exigido - encerrou.

Vasco e Botafogo encerram o Campeonato Carioca de 2015 no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã. O Cruz-Maltino joga com a vantagem do empate para encerrar o jejum de títulos de 12 anos no Rio de Janeiro. O Alvinegro precisa vencer por um gol para levar a decisão para os pênaltis. Vitória por dois ou mais gols garante a taça ao time do técnico René Simões.

Fonte: GloboEsporte.com