Doriva repete no Vasco o que fez no Ituano: defesa forte, jogadas de bola parada e 1 a 0 em final

Segunda-feira, 27/04/2015 - 23:36
comentário(s)

Defesa forte, gols em jogadas de bola parada, jogadores aplicados e vantagem de 1 a 0 no primeiro jogo da final do Estadual. Quem acompanhou o Campeonato Paulista do ano passado sabe muito bem qual time teve essas características, e quem assiste ao Carioca desta temporada também sabe de qual equipe estamos falando. Com o jeitão de Doriva no comando, além de dois jogadores iguais, o Ituano campeão de 2014 e o Vasco que busca o título de 2015 possuem diversas semelhanças, qualidades em comum.

Depois de vencer o Botafogo por 1 a 0 neste domingo no Maracanã, o time cruz-maltino agora tem a vantagem do empate na segunda partida da decisão. No último Paulistão, o Ituano de Doriva também fez 1 a 0 no jogo de ida, reverteu a vantagem do Santos, que tinha a melhor campanha, e foi campeão nos pênaltis, apesar de ter perdido o segundo duelo por 1 a 0, no Pacaembu.

Por sinal, o autor do gol vascaíno aos 46 minutos do segundo tempo foi o atacante Rafael Silva, vice-artilheiro da equipe de Itu na competição de 2014. Outro atleta quem faz parte dos dois elencos é o zagueiro Anderson Salles, goleador do Ituano do Estadual de São Paulo, com seis gols, e que já balançou as redes duas vezes pelo Vasco no Carioca de 2015, sempre de bola parada.

Mais semelhanças? O Ituano não sofreu nenhum gol nos três jogos da fase decisiva antes da segunda partida da final: 0 a 0 com o Botafogo-SP nas quartas (ganhou nos pênaltis), 1 a 0 no Palmeitas na semi e 1 a 0 no Santos na primeira final. Por enquanto, o Vasco segue o mesmo caminho: 0 a 0 e depois 1 a 0 no Flamengo nas semifinais e 1 a 0 no Botafogo na primeira decisão.

A segurança do sistema defensivo, aliás, é uma marca registrada deste início de carreira de Doriva como treinador. O Galo rubro-negro paulista teve a defesa menos vazada do Paulista no ano passado, com apenas 11 gols sofridos em 19 jogos, média de 0,57. O Vasco, que tem Rodrigo e Luan como titulares da zaga, também tem bom desempenho lá atrás, com 13 gols sofridos em 18 jogos, média de 0,72. Os números só não são melhores por causa da fatídica derrota para o Friburguense, por 5 a 4, na penúltima rodada da primeira fase.

E tem mais. Ofensivamente, a principal arma do Ituano-2014 e do Vasco-2015 também é a mesma: bola parada. Praticamente um terço dos feitos pelas duas equipes de Doriva são desta forma, médias superiores às dos concorrentes. Dos 18 gols marcados pelo time campeão paulista, quatro foram feitos em cobranças de falta e dois em pênaltis. Este ano, o Cruz-maltino, que busca um título que não conquista desde 2003, fez três gols de falta e sete de pênalti, de um total 33 gols marcados.

Fonte: ESPN.com.br