Vasco tenta nesta 3ª-feira livrar Guiñazú e Bernardo de suspensão do TJD

Terça-feira, 28/04/2015 - 03:34
comentário(s)

A decisão do Campeonato Carioca é só no domingo. Mas na verdade já começa bem antes, nesta terça-feira, para o Vasco. E longe do gramado do Maracanã, onde bastará um empate contra o Botafogo para conquistar um título que há 12 anos não vai para São Januário. O terreno da segunda batalha (a primeira foi vencida no domingo passado, por 1 a 0, com gol de Rafael Silva) será o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ). Em lugar dos jogadores, advogados. A missão: livrar o volante Guiñazu e o meia Bernardo da suspensão que pode tirá-los do segundo jogo contra o Botafogo.

Os dois foram denunciados pela expulsão contra o Flamengo, na derrota por 2 a 1 na Taça Guanabara, dia 22 de março. Eles se envolveram numa confusão que rendeu cartões vermelhos aplicados pelo árbitro João Batista de Arruda também aos rubro-negros Anderson Pico e Paulinho. Bernardo e Guiñazu foram enquadrados no artigo 257 ("participar de rixa, conflito ou tumulto durante a partida") pelo procurador Glauber Navega. A pena varia de seis a 10 jogos de suspensão.

Se forem punidos, Guiñazu, que é capitão do time, e Bernardo, um reserva que tem entrado no 2º tempo e feito boas partidas (deu o passe para o gol da vitória sobre o Botafogo), desfalcarão o Vasco na decisão.

Na semana passada, o vice-presidente jurídico do Vasco, Paulo Reis, mostrou confiança na absolvição dos dois jogadores. E repetiu a uma frase do presidente Eurico Miranda, que tem funcionando como uma espécie de slogan de sua atual administração:

- Eles serão absolvidos. Podem confiar no nosso taco. O respeito voltou. Ponto - garantiu Reis.

O julgamento de Bernardo e Guiñazu tinha sido marcado para 7 de abril, mas foi adiado porque a procuradoria do tribunal considerou que a súmula da partida tinha fatos que divergiam da acusação do árbitro.

Arruda relatou na súmula que ocorreram agressões no final do jogo, descrevendo tapa de Guiñazu e "peitada" de Bernardo. Confira o texto do árbitro sobre o episódio:

"Aos 42 (quarenta e dois minutos) do 2º tempo, expulsei do campo de jogo com cartão vermelho direto os seguintes atletas: Sr. Paulo Luiz Beraldo Santos, nº 26 da equipe CR Flamengo após cometer falta e chutar a bola deliberadamente sobre o seu adversário, Sr. Bernardo Vieira de Souza, nº 15 da equipe do CR Vasco da Gama. O Sr. Bernardo Vieira de Souza, nº 15 da equipe do CR Vasco da Gama, por ter dado uma peitada no Sr. Paulo Luiz Beraldo Santos, nº 26 da equipe CR Flamengo. O Sr. Anderson da Silveira Ribeiro, nº 06 da equipe CR Flamengo por ter acertado um soco no queixo do Sr. Bernardo Vieira de Souza, nº 15 da equipe do CR Vasco da Gama. O Sr. Pablo Horácio Guiñazu, nº 05 da equipe do CR Vasco da Gama por ter acertado um tapa no peito do Sr. Anderson da Silveira Ribeiro, nº 06 da equipe CR Flamengo. Informo que todos os incidentes que geraram as expulsões ocorreram em um ato contínuo com o jogo paralisado, após formar-se um tumulto generalizado no meio campo de jogo, depois de uma marcação de falta".

Fonte: O Globo Online