Vasco e Cruzeiro têm histórico recente de trocas sem muito sucesso

Terça-feira, 26/05/2015 - 07:23
comentário(s)

Washington Alves/Light Press
Riascos é a décima negociação entre Vasco e Cruzeiro nos últimos cinco anos
Riascos é a décima negociação entre Vasco e Cruzeiro nos últimos cinco anos
BRASILEIRÃO

Classificação e jogos
O acerto do empréstimo do atacante Riascos ao Vasco fortaleceu ainda mais a relação de parceria estabelecida com o Cruzeiro nos últimos anos. O colombiano, que chega ao Cruzmaltino como décima negociação entre os clubes nos últimos cinco anos, tem a missão de mudar o curso da história deste intercâmbio de atletas, que teve mais frustrações que sucessos.

Em 2010, o zagueiro Thiago Martinelli rescindiu com a Raposa e fechou com os cariocas. Sua passagem por São Januário, porém, foi apagada e ele nunca conseguiu se firmar entre os titulares.

Em 2011, foi a vez de surgir Bernardo no Vasco. O meia sempre foi visto como promessa no Cruzeiro, mas desde a base se destacava negativamente por ser um "garoto-problema". Por conta disso, os mineiros não pensaram duas vezes em emprestá-lo ao Cruzmaltino. No clube da cruz-de-malta, se destacou na primeira temporada, fato que motivou os vascaínos a angariarem esforços para comprá-lo por cerca de R$ 3,5 milhões. Na sequência, no entanto, colecionou mais polêmicas extracampo que boas atuações e ainda não vingou.

No ano seguinte foi a vez da mão se inverter. O Cruzeiro investiu pesado e comprou o zagueiro Dedé, xodó dos cruzmaltinos, pela bagatela de cerca de R$ 14 milhões. O jogador, que ainda não conseguiu manter o mesmo nível de atuações que no tempo de São Januário, se recupera de uma cirurgia no joelho direito e tem visto seu nome circular em especulações com outros clubes como "moeda de troca".

Ainda no fim de 2012, a Raposa aproveitou que Nilton havia rescindido o vínculo com o Vasco por conta de salários atrasados e também o contratou. O volante foi uma das poucas negociações que deu certo, mas perdeu espaço ano passado e se transferiu para o Internacional.

Em 2013 os clubes apostaram nas promessas. Primeiro o Cruzeiro emprestou o meia Alisson ao Vasco para dar "bagagem" ao jovem. Apesar de demonstrar talento, foi preterido pelo até então técnico do Cruzmaltino Dorival Júnior e acabou devolvido antes do término do contrato. Outro cedido foi o também meia Pedro Ken, com os mineiros pagando a maior parte do salário do atleta.

No fim do ano, a Raposa novamente inverteu o curso das transações e investiu na contratação do meia Marlone, que não vingou em Belo Horizonte e foi cedido ao Fluminense.

Em 2014, o Vasco renovou com Pedro Ken e trouxe por empréstimo o lateral direito Diego Renan. Ambos tiveram participações discretas e, atualmente, defendem o Vitória.

Em 2015, além de Riascos, o Cruzmaltino conta com o atacante Dagoberto, outro que foi emprestado com o Cruzeiro pagando a maior parte de seus vencimentos.

Fonte: UOL