Com pouco espaço este ano, joias participarão da pré-temporada em 2016

Quarta-feira, 07/10/2015 - 21:22
comentário(s)

A menos de dois meses – e nove jogos – do fim do Brasileiro, o Vasco tenta iniciar o planejamento do seu elenco em 2016 pelo aproveitamento dos jogadores de base. No discurso, este é o objetivo - como, aliás, já havia sido exposto pelo gerente de futebol Paulo Angioni e pelo próprio presidente do clube, Eurico Miranda. A luta para permanecer na Série A ainda adia em mais algumas rodadas as definições da direção da base, mas a determinação é de que haja grupo de pelo menos 10 jogadores à disposição do profissional para realizar a pré-temporada no ano que vem. Entre eles, estão Evander e Andrey, titulares da seleção sub-17, que vai disputar o Mundial da categoria este mês no Chile.

Neste ano, eram 11 jogadores revelados em São Januário na pré-temporada: Jordi, Luan, Jomar, Henrique, Jônatas Paulista, Jhon Cley, Guilherme Costa, Matheus Índio, Yago, Marquinhos e Romarinho – sem contar com Lorran e Thalles que serviam à seleção de base - estavam no grupo que viajou para Pinheiral. Mas o aproveitamento desses jogadores foi baixo. Apenas Jordi, em substituição constante de Martín Silva, e o titular Luan jogaram com regularidade.

Nessa terça-feira, a diretoria da base traçou metas para subir alguns jogadores e analisou série de nomes. Embora a definição ainda passe da necessidade do elenco profissional e, consequentemente, de qual competição o Vasco vai jogar ano que vem – Série A ou B -, o plano é levar um grupo para que a comissão técnica observe de perto.

- Ainda vamos esperar três ou quatro rodadas do Brasileiro para definir, mas hoje (terça) fizemos reunião prévia para esse planejamento. Os jogadores de qualidade que temos já estamos preparando para no ano que vem sejam utilizados no profissional, se necessário. Temos um grupo de oito a 10 jogadores com idade de juvenil e juniores que realizam trabalho específico e integrado para serem aproveitados a qualquer momento. Mas a previsão, de acordo com orientação da direção do clube, é que tenhamos uns 10 da base na pré-temporada, que depois podem até descer e jogar na base, mas serão observados no profissional – explica o supervisor da base do Vasco, Nilson Gonçalves.

Hoje o Vasco tem um dos elencos mais velhos do Brasileiro. Em 2015, foram mais de 30 contratações, sendo as últimas com jogadores com mais de 30 anos, como Andrezinho, Jorge Henrque, Nenê e Leandrão. A ideia é rejuvenescer o elenco aproveitando talentos que tiveram poucas ou até nenhuma oportunidade no profissional, casos, por exemplo de Matheus Índio, Renato Kayzer, Evander, Andrey, além de outras promessas do time de juniores.

A péssima campanha no Brasileiro, somado ao grande número de contratações em toda a temporada, inviabilizou o aproveitamento de jogadores mais jovens nesta temporada. O atacante Renato Kayzer estreou nesse fim de campeonato graças a desfalques em séries na posição que o Vasco teve. O jogador agradou e permaneceu nos planos do técnico Jorginho para a reta final da competição.



Fonte: GloboEsporte.com