Com Martín Silva no banco, Uruguai estreia nas Eliminatórias contra a Bolívia nesta 5ª-feira às 17h

Quinta-feira, 08/10/2015 - 03:23
comentário(s)

Dificuldade: é isso que o Uruguai espera encontrar em sua estreia nas Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018. A Celeste começa sua caminhada visitando a Bolívia nesta quinta-feira, às 17 horas (de Brasília), no Estádio Hernando Siles, em La Paz, a mais de 3.600 metros de altitude.

A falta de ar e a velocidade da bola são apenas alguns dos problemas que os uruguaios terão pela frente. O Uruguai, porém, não pensa na possibilidade de ficar de fora do Mundial em um momento que vem conseguindo recuperar o prestígio internacional.

Já a Bolívia planeja voltar ao torneio que não disputa desde 1994. Para tanto, aposta em um treinador que foi jogador na campanha das Eliminatórias que levou aquele Mundial. Julio César Baldivieso tem conseguido devolver um pouco do nacionalismo aos jogadores, que essa semana se encontraram com o presidente do país, Evo Morales, e escutaram que poderão escolher qualquer prêmio no caso de uma eventual classificação.

“Chegaremos fortes nessas Eliminatórias. Não vamos fazer figuração. Nossa ideia é procurar nos impor desde o primeiro jogo, mesmo respeitando demais a seleção do Uruguai”, afirmou o técnico Baldivieso.

Vista como arma pelos bolivianos, a altitude é realmente uma das grandes preocupações dos uruguaios. Na visão deles, a Celeste vai precisar mudar todas as suas características para conseguir ganhar.

“Nós sabemos que vai faltar o ar, que vamos ter que dosar o físico, evitar chutes de longe, enfim, trabalhar de uma maneira diferente do que é normal. Mas nossa ideia é conseguir um grande resultado mesmo assim”, avisou o meia Cristián Rodríguez.

Além da altitude, o Uruguai terá que lutar contra desfalques importantes, principalmente no setor ofensivo, onde não terá as estrelas da companhia. Luis Suárez ainda cumpre suspensão por conta da mordida na Copa do Mundo e Edinson Cavani está fora por ter sido expulso na eliminação diante do Chile na Copa América. Assim, o esquema utilizado será o 4-5-1, e a única vaga no ataque será disputada por três atletas: Christian Stuani, Jonathan Rodríguez ou Diego Rolan.

A Bolívia, por sua vez, aposta no oportunismo do atacante Juan Carlos Arce, que já defendeu o Corinthians e realmente parece o atleta mais perigoso da seleção anfitriã. Baldivieso também tem uma dúvida de ordem técnica na lateral direita, onde Juan Carlos Zampiery e Erwin Saavedra disputam posição.

FICHA TÉCNICA

BOLÍVIA X URUGUAI

Local: Estádio Hernando Siles, em La Paz (Bolívia)
Data: 8 de outubro de 2015 (quinta-feira)
Horário: 17h(de Brasília)
Árbitro: Patricio Lostau (Argentina)
Assistentes: Juan Belatti e Ezequiel Brailowski (ambos da Argentina)

BOLÍVIA: Daniel Vaca; Juan Carlos Zampiery (Erwin Saavedra), Edward Zenteno, Fernando Marteli e Jair Torrico; Walter Veizaga, Alejandro Chumacero, Raúl Castro e Rudy Cardozo; Oscar Díaz e Juan Carlos Arce
Técnico: Julio César Baldivieso

URUGUAI: Fernando Muslera, Camilo Mayada, Diego Godín, José María Giménez e Martín Cáceres; Carlos Sánchez, Egidio Arévalo Ríos, Álvaro González, Nicolás Lodeiro e Cristián Rodríguez; Christian Stuani (Jonathan Rodríguez ou Diego Rolan)
Técnico: Óscar Tabárez

Fonte: Gazeta Esportiva