Fã de MMA, Leandrão tem rotina de atleta olímpico

Quinta-feira, 08/10/2015 - 07:22
comentário(s)

Careca, cheio de tatuagens, 1,89m e 87 kg. A descrição é de Leandrão, atacante do Vasco, mas caberia perfeitamente para um lutador da categoria peso meio-pesado do UFC, o torneio mais famoso do mundo de artes marciais mistas (MMA). E de certa forma confere. O jogador de 32 anos do Vasco tem como hobby a luta que virou febre e arrasta grandes públicos em eventos de no Brasil e nos EUA. A influência veio da família, de um tio mestre de caratê, e ajuda Leandrão a levar rotina de super atleta para a manter forma na maratona do futebol brasileiro.

Praticante de jiu-jitsu desde 2008, o jogador fez também boxe, luta olímpica e mais recentemente entrou na onda do crossfit - espécie de circuito de alta intensidade com levantamento de peso e muita movimentação em aulas de até uma hora. Em 2012, no Ibirapuera, perdeu por pouco uma final de uma competição nacional de jiu-jitsu. Naquele ano, pelo São Caetano, o atual jogador do Vasco, em entrevista ao Globo Esporte de São Paulo, da TV Globo, dizia que desejava até competir profissionalmente para utilizar seus conhecimentos de chão e de trocação - golpes com os dois lutadores de pé. No seu Instagram, Leandrão coleciona fotos com Demian Maia, Junior Cigano e outros astros da luta com quem já treinou algumas vezes.

O fascínio de Leandrão pela luta é tamanho que nas férias o jogador viaja para os EUA para treinar MMA. O jogador costuma treinar na academia Brazilian Top Team, que teve como um dos fundadores a família Gracie, referência mundial no jiu-jitsu. Com a ajuda do MMA, o jogador se apresentou e impressionou nos testes de força em São Januário.

Até agora no Brasileiro, em seis jogos, ele marcou apenas uma vez, mas aumentou o poder de fogo de um ataque que estava praticamente inoperante. Com lema dos Gracie na cabeça - “eu luto, não brigo” -, Leandrão comentou a falta de gols nos últimos jogos e se disse tranquilo para a sequência da competição. Adaptado rapidamente no Vasco, o atacante tenta acalmar os jogadores na equipe que mais levou cartões até agora no Brasileiro.

- Tem que saber lidar com os árbitros, conversar com eles. É o que eu procuro, é da minha pessoa ser calmo, sou bem tranquilo. Não aparento, mas sou (risos) - disse o atacante, que é fã de Anderson Silva, na entrevista coletiva desta semana.

Com títulos mundiais no jiu-jitsu, Vasco foi sede de academia Gracie nos anos 1980

Leandrão provavelmente não sabe, mas o Vasco tem história no esporte que ele segue há 15 anos. A sede da Lagoa foi a casa da academia Gracie durante cinco anos nos anos 1980 - entre 1981 e 1985. Pedro Valente, grande benemérito do Vasco, professor e faixa preta de jiu-jitsu, levou a escola Gracie para dentro do clube, que recebeu lutadores brasileiros e estrangeiros em suas sedes. Em 2000, o Vasco teve quatro campeões mundiais de jiu-jitsu. Na morte de Helio Gracie, o clube fez homenagem à lenda do jiu-jitsu na sede náutica da Lagoa.

Recentemente, a campeã do peso galo do UFC, a invicta Ronda Rousey, recebeu indicação de Pedro Valente para ter os cuidados da fisioterapia vascaína, com Alex Evangelista, que é coordenador científico do Vasco.




Fonte: GloboEsporte.com