Confira íntegra da entrevista coletiva de Eurico Miranda na véspera do clássico

Sexta-feira, 12/02/2016 - 17:51
comentário(s)

O presidente do Vasco, Eurico Miranda, convocou uma entrevista coletiva para falar sobre o clássico de domingo, contra o Flamengo, que será realizado em São Januário, às 17h (de Brasília). O mandatário defendeu a realização do jogo na casa do Cruz-Maltino, citou reunião entre os clubes na Ferj e ironizou dizendo que foi preciso "um treinador de São Paulo", se referindo ao comandante do Flamengo, Muricy Ramalho, afirmar que não há problema em jogar no estádio vascaíno.

- No dia 15 de janeiro, teve um arbitral na federação que indicou os estádios onde seriam realizados os jogos de futebol e marcado o jogo Vasco e Flamengo para o estádio de São Januário. E por que foi marcado para São Januário? Parece que isso aqui é uma novidade, que isso nunca aconteceu. É preciso vir o treinador que veio de São Paulo para dizer para o pessoal do Flamengo que lá ele jogou "n" partidas com 90% de torcedores da casa e 10% de visitantes - disse o presidente.

Eurico voltou a elogiar a entrevista de Muricy Ramalho e garantiu que o clássico será realizado com segurança em São Januário.

- São Januário tem culpa de existir? O Vasco tem culpa de ter estádio? Eu fiquei muito satisfeito de ver hoje a entrevista do técnico do Flamengo, que demonstra que tem noção. Ele respondeu: não tem outro estádio, o único em condições é São Januário. O Vasco tem culpa de ter fechado o Maracanã, o Engenhão? Por que jogar isso contra? Quem viu o jogo aqui, entre Vasco e Corinthians, viu que foi feito com a maior tranquilidade. Se realiza qualquer jogo aqui com absoluta segurança. O Vasco é absolutamente consciente das suas responsabilidades.

Na quinta-feira, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) foi notificada a respeito da realização do jogo no estádio. O MP manifestou preocupação com a segurança dos torcedores na casa vascaína, que não recebe a partida entre rivais desde 2005. A Ferj garantiu que não há possibilidade de mudança de local, e o Gepe sustentou que não há motivos para isso.

Veja mais trechos da entrevista coletiva de Eurico Miranda:

Sobre Gepe e exigências para jogar no estádio

A Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro emite a situação dos estádio de futebol. De todos os estádios de futebol. E começa com São Januário. São Januário com tudo, sem nenhum problema, com as seguintes restrições; o clube deverá utilizar 20 stewarts na social. Hoje tem que ter esses 20 stewarts voltados para o torcedor. O clube não deve usar o vestiário dos juniores sem o consentimento do Gepe. E, em caso de clássicos regionais, a participação da torcida visitante deverá ser reduzida para a carga de 10% dos ingressos para os visitantes.

90% da casa, 10% para os visitantes

Todo mundo tomou conhecimento desse laudo. O Flamengo, participando da arbitral, tomou conhecimento. Não satisfeito, foi feita reunião com a ata do jogo, da realização do jogo, que tem todas as assinaturas, três do Flamengo. Tem da Cet-Rio, da Polícia Militar, do juizado do torcedor, do quarto batalhão da PM e, do Flamengo, tem quatro.

Reunião na Ferj

Os nomes estão aqui. Todos participaram da reunião e souberam exatamente o que aconteceu. Tiveram duas reuniões, uma no dia 2 e outra no dia 4. De repente, fui surpreendido com o presidente do Flamengo dizendo que não tinha sido notificado. Qual é a intenção? Dizendo que não sabia como ia funcionar, preocupado com segurança de torcedores e moradores.

Venda de ingressos para a torcida do Flamengo

O Flamengo não quer vender ingresso. Tá bom. Botei na sede náutica, exclusivamente para vender para a torcida do Flamengo. E tem uns repórteres menos avisados dizendo: "imagina botar ingresso na sede náutica do Vasco?". Vai botar aonde? Foi oferecido vender na Gávea, e o Flamengo não quis. É estranho ouvir esse noticiário. Quem fez essa notícia fez no sentido de que? Promover a partida? Não. Pelo contrário. Primeiro, desconhece toda a situação.

Retirada das salas de torcidas organizadas

O Ministério Público, lá atrás, logo que nós começamos, ele pediu para tirarmos as salas da torcida do Vasco: elas foram retiradas. Pediu uma série de outras coisas, tudo foi feito. Mas não foi feito para esse jogo, foi feito lá atrás. Não tem que inventar um negócio agora. Eu vejo isso como maldade, maldade contra o futebol.

Declaração de Eduardo Bandeira de Mello sobre o TAC

O presidente do Flamengo, quando dá entrevista, aparentando que conhece algo disso, e absolutamente não conhece nada… O responsável é o mandante. Nós, sim, temos preocupações com a segurança. Todas as providências foram tomadas. Esse é o tipo de coisa que a gente não deveria estar falando sobre isso. Tão querendo tirar o público do jogo? Quero aproveitar para falar: o torcedor do Vasco não pode ser induzido por essas campanhas, contra o futebol e contra o Vasco, dizendo que o Vasco não tem capacidade de organizar partidas dessa envergadura. u, infelizmente, diferente do presidente do Flamengo, eu falo um português que é meio chegado ao grego. No dia 15 de janeiro, teve uma arbitral onde foi definido o local dos jogos, como seria, com participação do Flamengo. Eu estava nessa arbitral. Ele não sabe nada de nada, não vai a lugar nenhum. Contam história para ele.

MP notificou a Federação de que não é seguro?

Não notificou! Apresenta a notificação! Quem do MP? Espero que eles possam chegar e dizer que São Januário não é um local segura para que eu tome as providências contra o MP. Acabei de falar que participaram todos da arbitral. Será que eles não sabem que o MP ou alguém do MP acha que não é seguro?

Vasco libera estádio para Fla mandar jogo em São Januário?

Não há problema com a diretoria. Minha chateação é que o presidente do Fla não contribui. Todas as suas manifestações são no sentido de botar o futebol para baixo. Em relação à pergunta objetiva que você fez: eles deviam saber que não tem estádio. Em vez de estarem agradecidso de ter um estádio aqui que pode ter jogo, é o contrário.

Bandeira x Muricy

Eu acho que ele (Bandeira de Mello) está tomando lições todo dia. Na cabeça dele o estádio não tem segurança. Aí vem o treinador dizendo que o estádio é ótimo, o único que tem… Agora, ele tem que conversar com o treinador. Em qualquer lugar, no Aterro ou no asfalto, Vasco e Flamengo é sempre Vasco e Flamengo. Por mais que queiram tirar o brilho e o significado, esse é o tipo de jogo que tem luz própria. Li a entrevista do Muricy e ele disse: claro, isso é dentro de campo. Ele demonstrou que é uma pessoa que tem rodagem no futebol. O mau é que tem muita gente que tem pouca rodagem de futebol.

Ainda sobre o Bandeira

Vi uma das coisas que ele (Bandeira) falou: que tinha 50 anos de arquibancada. De arquibancada pode ter, mas de futebol tem muito pouco. Ele falou que nunca viu 90-10, mas há quanto tempo tem isso? Na Vila Belmiro, na Arena do Corinthians, do Palmeiras, em Minas, no Brasil inteiro. Tem 90-10 em todos os lugares. Por que chama pra ele atenção do 90-10? Porque ele não tem estádio. Esse é o problema. Ele não tem noção… Isso não é algo inventado. Tá no estatuto do torcedor. É questão de segurança. Agora, em São januário… esse é o problema. Por que na Arena do Corinthians e do Palmeiras eles colocam 90-10? Por que no Vasco é que não tem segurança?

O que foi pedido de diferente para essa partida?

Não tem nada de diferente em relação ao Vasco x Corinthians. Foi considerado que não podia ser aqui. Providências são tomadas em relação a um jogo dessa envergadura muito mais na parte externa do que internamente. Internamente, o Vasco está absolutamente preparado para isso.

Trajeto feito pelas comissões técnicas dentro do estádio

Absoluta segurança. Não vou contar o caminho porque aí deixa de ser com absoluta segurança, com certeza.

Quais foram as exigências do Flamengo?

O Flamengo não exigiu nada. Foi uma conversa que foi feita, se era suficiente. Não coloque como exigências. Solicitaram uma cabine para comissão técnica: tudo bem, a gente atendeu. Não tenha dúvida que, se não fosse razoável, não atenderia mesmo.

Fonte: GloboEsporte.com