Fábio Porchat esclarece declaração sobre São Januário e recebe nova resposta do benemérito João Nóbrega

Quarta-feira, 29/06/2016 - 07:34
comentário(s)

Fábio Porchat

AOS VASCAÍNOS DE VERDADE!

Nesse final de semana dei uma entrevista para o divertido programa da Fox Sports “Aqui com o Benja”. Nele, dei uma declaração nada polêmica que acabou sendo polemizada. Claro. Disse que o estádio de São Januário é uma vergonha. Alguns malandrinhos deturparam o entendimento da frase, como se eu estivesse dizendo que a história do estádio fosse vergonhosa ou que a localização física do estádio, dentro da Barreira do Vasco, fosse uma vergonha. Por favor... Sabemos que não foi isso que eu quis dizer.

Qualquer um que já tenha frequentado o São Januário sabe que eu estou me referindo aos aspectos técnicos do estádio. E, sim, repito, é uma vergonha um time do porte que é o time do Vasco da Gama ter um estádio nas condições em que São Januário se encontra hoje. As instalações são todas mambembes, com exceção da loja que foi construída recentemente, digamos. Os banheiros péssimos, as lanchonetes amadoras, tudo feito meio nas coxas, a arquibancada de qualquer jeito, o acesso ao estádio cheio de deficiências...

Um vascaíno, minimamente atento, sabe do que eu estou falando. Temos um estádio velho, antigo, ultrapassado. Com uma história linda e, por isso mesmo, merecedor de respeito. A atual (velha) administração não move um músculo para modernizar o Caldeirão. Seguimos na contramão de tudo. É só olhar o estádio do Palmeiras, do Corinthians, do São Paulo, para imaginar o que poderia ser São Januário.

É que, no Rio, estamos acostumados com o descaso absoluto e com a passividade dos times e de seus dirigentes, então também nós, torcedores, nos acomodamos. Talvez alguns torcedores vascaínos prefiram atacar meu comentário e distorcê-lo a cobrar da diretoria um mínimo de comprometimento com o torcedor. Nosso estádio é uma vergonha, sim, porque está parado no tempo. E eu seria uma vergonha para a torcida se não denunciasse e cobrasse publicamente as mudanças necessárias para que nosso time tenha o estádio que merece.

Vamos ganhar, VASCOOOOOOOO!

Fonte: Facebook do humorista Fábio Porchat


Ao Vascaíno de Mentira

O hilário humorista Porchat, um vascaíno de mentira, um tricolor de aparência, passou recibo quanto à insatisfação dos verdadeiros vascaínos, a quem remete tal recibo, a respeito das declarações públicas que concedeu sobre São Januário. Mas a emenda saiu pior do que o soneto.

Em sua patética resposta, lá pelas tantas, Porchat diz que a diretoria atual (velha) nada fez pela reforma do estádio. Falso. Ao sair, em 2008, deixou pré-contrato assinado com a Lusoarenas para ampliação e reforma de casa dos verdadeiros vascaínos. Mas a diretoria seguinte, apoiada entusiasticamente pelo falso vascaíno Porchat, tricolor de aparência, cuidou de rasgar o documento. Genial.

Não pensem que a diretoria apoiada pelo vascaíno de mentira, tricolor de aparência, se resumiu a isso. Posteriormente, inventou o factóide rugbi olímpico. Garantiu que São Januário seria reformado para a disputa deste esporte nas Olimpíadas que começam em menos de 40 dias. Deu no de sempre: água. Aliás, parêntese: sorte nossa. Não consigo imaginar o Vasco imune ao propinódromo que se estabeleceu no Rio de Janeiro desde os tempos do Odebrechtão, ex-Maracanã, capitaneado por outro vascainíssimo com cara de tricolor.

Nem nestas ocasiões, nem no momento em que o estádio foi deixado literalmente em escombros, ao final daquela catastrófica república das bananeiras, Porchat teceu qualquer comentário. Bem se vê a sua isenção, não somente na foto acima, em que aparece do lado de um candidato-fantoche fabricado pelo dr. Olavo Monteiro de Carvalho, o dono do rugbi de 7 que do papel não saiu, o detentor da tesoura que picotou o documento da Lusoarenas.

Mas Porchat consegue piorar sua fala. Em defesa de modernidade, cita que o Vasco deveria se espelhar no Morumbi, do São Paulo e no Itaquerão, do Corínthians. Se não sabe, deveria saber: estes estádios foram levantados por dinheiro público, ao contrário do Estádio Vasco da Gama. Se não sabe, deveria saber: pelo menos um deles está sob investigação por suposta farta distribuição de propina em função de sua construção para a Copa de 2014, suposições envolvendo empreiteiras, governo federal e a própria diretoria do clube. Isso sim, uma vergonha que parece não envergonhar Porchat (imagina-se o motivo). É que o Dr. Rouanet ensinou alguns integrantes da turma da arte a praticar indignação seletiva.

Em suma, o não vascaíno, vascaíno de mentira, falso vascaíno, com seu semblante tricolor, que havia perdido uma baita oportunidade de ficar calado na lamentável fala original, conseguiu a proeza de tornar ainda pior seu argumento. Inegavelmente, como vascaíno Porchat é um divertido humorista, além de tricolor de aparência. Humor demonstrado quando ele cita como exemplo de melhoria a loja do clube. Por este ângulo, se houvesse alguma isenção, por que não citar o Caprres? Ou o campo anexo? Ou o ginásio?

O que essa gente que se diz vascaína para fazer política rasteira precisa aprender é que conversa fiada, discurso comprado em lojinha de 1,99, construção retórica sem base não vão passar. É preciso muito mais. O Vasco precisa, sim, investir, inclusive em seu estádio histórico. Mas somente quando recuperar a sua capacidade de investimento. Algo que só poderá ser retomado quando for limpa a gigantesca cagada deixada por Dinamite, sua trupe e os falsos vascaínos que a eles deram cobertura, inclusive aqueles tricolores de aparência.

João Carlos Nóbrega de Almeida

Fonte: Casaca