Em sua 1ª convocação, Tite chama os ex-vascaínos Philippe Coutinho, Fágner e Rafael Carioca

Segunda-feira, 22/08/2016 - 22:31
comentário(s)

Com sete jogadores campeões olímpicos e a volta do lateral esquerdo Marcelo, Tite realizou nesta segunda-feira a primeira convocação como técnico da Seleção Brasileira. Os convocados defenderão a Seleção nos jogos contra o Equador, no dia 1 de setembro, em Quito, e diante da Colômbia, no dia 6, em Manaus.

As partidas, válidas pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, são fundamentais para o Brasil alcançar as primeiras posições na tabela. Com nove pontos, o time canarinho ocupa apenas a sexta colocação e está fora da zona classificatória para o Mundial da Rússia.

Tite afirmou que a lista de convocados foi elaborada antes da goleada por 6 a 0 sobre Honduras, válida pela semifinal das Olimpíadas. Dos sete jogadores que conquistaram a inédita medalha de ouro, apenas dois estrearão pela equipe principal: o goleiro Weverton, do Atlético-PR, e o atacante Gabriel Jesus, do Palmeiras.

Já os atacantes Neymar, do Barcelona, e Gabigol, do Santos, o meia Renato Augusto, do chinês Beijing Guoan, e os zagueiros Marquinhos, do PSG, e Rodrigo Caio, do São Paulo, eram nomes que já haviam disputado partidas pela Seleção Brasileira.

Tite, inclusive, prestou apoio ao técnico Rogério Micale nos momentos de maior dificuldade nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. O treinador visitou a equipe olímpica após os empates sem gols nas duas primeiras rodadas, contra a África do Sul e Iraque, para conversar com os garotos. Após a visita, o time canarinho engrenou boas atuações e chegou à medalha de ouro no último sábado, ao derrotar a Alemanha nos pênaltis, no Maracanã.

Além dos campeões olímpicos, chama a atenção na lista de Tite a volta do lateral Marcelo, do Real Madrid. Apesar de ser um dos brasileiros de maior prestígio no futebol europeu, o jogador não agradava o técnico Dunga e não vinha aparecendo nas últimas convocações. O zagueiro Thiago Silva (PSG), que também era desafeto do último treinador, não foi chamado por Tite.

Outras surpresas dizem respeito às convocações do lateral Fagner, do Corinthians, e do meio-campista Paulinho, do Guangzhou Evergrande-CHI. Ambos trabalharam com Tite no Timão e são nomes de confiança do técnico. O atacante Taison, do Shakhtar Donetsk-UCR, é outro jogador que voltou aos radares da Seleção com Tite.

Willian, do Chelsea, sofreu uma lesão enquanto participava de um treino do clube inglês e será avaliado antes de se juntar ao grupo canarinho. Se o problema impedir o jogador de entrar em campo, Tite definirá um substituto antes da viagem para Quito.

O meia Paulo Henrique Ganso, que trocou o São Paulo pelo espanhol Sevilla, continua fora da Seleção. Ele havia integrado o grupo que disputou a Copa América Centenário, mas não foi acionado em nenhum jogo. O volante corintiano Elias, titular absoluto com Dunga, ficou fora da relação por não ter emplacado uma sequência de jogos desde que se recuperou de uma fratura na costela, sofrida em junho.

Tite foi oficializado como técnico da Seleção no dia 15 de junho. Ele foi contratado para ocupar o posto que era de Dunga. O ex-capitão do Brasil foi demitido ao acumular um desempenho ruim nas Eliminatórias à Copa do Mundo de 2018 e fracassar na disputa da Copa América Centenário.

Assim que assumiu o cargo, Tite passou a acompanhar de perto o desempenho de nomes que lhe agradam no futebol nacional. O técnico acompanhou diversos jogos do Campeonato Brasileiro e também assistiu a amistosos que foram disputados entre clubes europeus. Ainda estão nos planos de Tite visitas aos centros de treinamento de times brasileiros para estudar o trabalho desenvolvido por outros treinadores de futebol.

Veja a lista com os jogadores convocados por Tite:

Goleiros: Alisson (Roma-ITA) Marcelo Grohe (Grêmio) e Weverton (Atlético-PR)
Zagueiros: Gil (Shandong Luneng-CHI), Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA), Miranda (Inter de Milão-ITA) e Rodrigo Caio (São Paulo)
Laterais: Daniel Alves (Juventus-ITA), Fagner (Corinthians), Filipe Luís (Atlético de Madri-ESP) e Marcelo (Real Madrid-ESP)
Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid-ESP), Giuliano (Zenit-RUS), Lucas Lima (Santos), Paulinho (Guangzhou Evergrande-CHI), Philippe Coutinho (Liverpool-ING), Rafael Carioca (Atlético-MG), Renato Augusto (Beijing Guoan-CHI) e Willian (Chelsea-ING)
Atacantes: Gabriel (Santos), Gabriel Jesus (Palmeiras), Neymar (Barcelona-ESP) e Taison (Shakhtar Donetsk-UCR)



Fonte: Gazeta Esportiva (texto)