Autor busca financiamento para lançar biografia da torcedora-símbolo Dulce Rosalina

Quarta-feira, 24/08/2016 - 12:29
comentário(s)

VASCO 2016: LIVRO EM HOMENAGEM A DULCE ROSALINA

Você Vascaíno, essa é a oportunidade de ajudar a contar a história de uma das maiores torcedoras que o Vasco já teve, sua vida foi dedicada ao Vasco, chegou a hora de prestarmos essa Homenagem a grande Torcedora Símbolo do Vasco, D. Dulce Rosalina.

“Em Março, foi feito um orçamento pra 300 exemplares com 100 páginas. Tudo ficou em 13.200, Reais. Já estamos em Agosto, mas o preço ainda não se alterou. A ajuda que lhe pediria é descobrir qual empresa que quer agregar seu nome a uma marca tão politicamente correta. Dulce era a torcedora da Paz e hoje vemos a predominância das torcidas violentas. Em alguns estados temos a Torcida única. então, falar de Dulce é um gancho pra ir em qualquer programa.” Falou o escritor Cláudio Aragão

PROJETO TORCEDORES(AS) DA PAZ

Esse projeto visa a publicação de livros contando a história de grandes exemplos de torcedores. Aficionados por seus Clubes, apaixonados, que vão a campo com o único intuito, torcer por seus Clubes.

Contar o lado passional , pessoal desses poucos lembrados pela mídia.

Acredito que esteja contribuindo de modo significativo para o combate ao que chamamos de “vândalos”. Bandidos travestidos de torcedores que fazem da Torcida a que pertencem um meio de ganhar a vida e de aterrorizar. Portanto, se faz mister essa coleção que, com certeza, será abraçada pela mídia falada, televisada e impresa.

Esperamos, para o bem da nossa paixão maior, o Futebol, que essa coleção vire moda, debate, filme. Que, enfim, possa contribuir de maneira significativa para varrer em definitiva essa praga que se instaurou não só no nosso futebol, mas como vermos na televisão, no mundo inteiro.

Sendo assim, escolhemos a maior torcedora de futebol do Brasil. Pioneira no mundo. DULCE ROSALINA.

Dulce é uma revolucionária. Muito a frente de seu tempo. Em 1956, passou a comandar a primeira Torcida Organizada do Brasil, a TOV Torcida Organizada do Vasco. Numa época profundamente repressiva com a mulher. Dulce se impunha. E mais. Era admirada por todos os outros Chefes de Torcidas do Brasil. Sem deixar seu lado passional pelo Gigante da Colina, exigia respeito pelos adversários. Protegia-os, quando em nítida desvantagem. Em 1961 ganhou o Prêmio de torcedora número Um do Brasil , em concurso realizado pela “Revista dos Esportes”.

Entrou em 2008 no Hall da Fama do Maracanã. Recebeu quatro Bolas de Ouro na premiação de José Jorge. Comendas, Medalha Pedro Ernesto na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, sugerida pelo Radialista Áureo Ameno. Após sua morte, virou nome de rua, bem ali, perto do Estádio de São Januário, também iniciativa de áureo Ameno e aprovada de imediato pelo Prefeito César Maia.

Por fim, acredito que se está fazendo história. Contribuindo pra memória do futebol e para o lado social. E como pioneirismo é coisa de Vasco da Gama, e de Dulce Rosalina, convidamos V. Sa. a também participar de mais essa iniciativa pioneira. E vamos fazer história.

Cláudio Aragão – aclaudioaragao@yahoo.com.br (21) 99221-4939







Fonte: Blog Torcidas do Vasco (texto, documentos), Reprodução Internet (foto)