Em pesquisa, vascaínos se dividem sobre importância de título da Série B

Sexta-feira, 21/10/2016 - 08:30
comentários

Martín Silva deu a deixa, e o GloboEsporte.com levantou a questão para torcida do Vasco: ser campeão da Série B do Brasileirão é realmente importante? O resultado diz que sim, mas a diferença de somente 1,8% dos mais de 30 mil votos mostra uma sintonia com o goleiro, que, apesar de admitir a responsabilidade como time grande, considera que o troféu em nada agregará na história centenária do clube cruz-maltino. Ao todo, 30.656 torcedores deram sua opinião ao longo de uma semana, com 50,99% na opção "Sim! Como grande, é obrigação ser campeão. Subir sem o troféu é vergonha" e 49,01% para "Não! O que importa é subir e se preparar para 2017. Ninguém liga para Série B".




O título da Série B é importante?
Sim! - 50,99% (15.630 votos)
Não! - 49,01% (15.026 votos)]

Total de votos: 30.656

Desde que a Série B passou a implantar o sistema de pontos corridos, em 2006, o Vasco foi o único clube grande a disputá-la e não sair com o título: em 2014, subiu na terceira colocação, atrás do campeão Joinville e da Ponte Preta. Em 2009, porém, o Cruz-Maltino ergueu o troféu, que ocupa lugar de pouco destaque também nas galerias de Atlético-MG, Palmeiras, Botafogo, Grêmio e Corinthians. O momento atual, por sua vez, dá razão ao sentimento de que o mais importante é subir e não ser campeão, e os cariocas estão mais próximos do quinto colocado do que do primeiro.

Com 54 pontos, o Vasco é o vice-líder, quatro pontos atrás do Atlético-GO. Com um jogo a mais, Avaí, também 54, e Londrina, 52, estão na sua cola, enquanto o primeiro time fora do G-4 é o Náutico, que tem 51 e visita o Luverdense nesta sexta-feira, no interior do Mato Grosso. Mais do que caçar o time de Goiás, os vascaínos entram em campo sábado, às 16h30 (de Brasília), pela 32ª rodada, para encarar o Paraná, no Kléber Andrade, em Cariacica, Espírito Santo, para seguir tranquilo no grupo dos que voltam à elite no ano que vem.

Confira a opinião de Jorginho e jogadores sobre o peso do título da Série B:

Martín Silva (Goleiro)

- O mais importante é definir o acesso e pensar na Série A. É o que importa para todo mundo, inclusive para a torcida. Quando você vê um time como o Vasco na Série B, há essa pressão, obrigação de brigar pelo título. É normal. Vamos brigar pela responsabilidade de time grande, mas sabemos que ser formos campeões não vai acrescentar nada para história do Vasco, que tem títulos tão grandes e mais importantes. É só para ratificar o papel de time grande na Série B.

Éderson (Atacante)

- Quando entro, entro para ganhar. Estou entrando para ser campeão. Sei que estamos a quatro pontos do líder, temos que ganhar, vamos em busca da liderança. Se for campeão, será muito bom para mim. Gosto de ser campeão. Estamos sempre preparados para ganhar. Se ganhar o título, bom, mas estamos em busca do acesso primeiro.

Jorginho (Treinador)

- Se você comparar a história do Vasco, é um título que não vai ser levado em conta, mas pelo time que o Vasco é, a instituição que é, está sempre em busca de títulos. É sempre importante vencer. Eu brinco que quero ganhar sempre, até cuspe em distância, bola de gude.

Fonte: GloboEsporte.com