Em nota, Casaca analisa cobertura da imprensa à campanha do Vasco no Brasileiro
Sexta-feira, 23/06/2017 - 07:41
Como fazer matérias positivas ou negativas a respeito do Vasco com fatos expostos

Assunto: O Vasco tomou 20 gols no Campeonato Brasileiro até aqui, número superior aos levados nas nove primeiras rodadas dos três anos em que caiu.

Em primeiro lugar: Quatro gols foram irregulares (1º gol do Palmeiras, gol do Bahia, 1º Gol do Fluminense, 2º Gol do Botafogo).

Se nos três anos em que o Vasco foi rebaixado a equipe tomou nas nove primeiras rodadas menos de 20 gols, em 2005 tomou mais de 20 e obteve vaga para a Copa Sul-Americana na época, mas com um detalhe: só venceu em campo, naquela oportunidade, uma em nove partidas disputadas (ganhou outra no tapetão). Caso tivesse obtido outras duas vitórias nos nove primeiros jogos válidos da competição (ao invés de derrotas), teria terminado a competição em sexto lugar ao final dela.
___
Assunto: O Vasco pode chegar à sua quinta vitória em 10 rodadas de campeonato. É um bom número?

Anos em que o Vasco foi Campeão ou Vice-Campeão Brasileiro:
1974 – Primeiras 10 rodadas – 3 vitórias
1979 – Primeiras 10 rodadas – 6 vitórias
1984 – Primeiras 10 rodadas – 5 vitórias
1989 – Primeiras 10 rodadas – 5 vitórias
1997 – Primeiras 10 rodadas – 6 vitórias
2000 – Primeiras 10 rodadas – 3 vitórias
2011 – Primeiras 10 rodadas – 5 vitórias
___
Assunto: O Vasco, de 2006 para cá, venceu apenas 33 partidas fora de casa (corrigindo o infeliz autor da matéria do diário “Extra”), em 132 jogos (nova correção), excetuando clássicos estaduais. A média é de 25% apenas.

Entre 1989 e 2001 (três títulos brasileiros no período), o Vasco obteve apenas 36 vitórias fora de casa, em 133 jogos, excetuando clássicos estaduais. A média é de 27% apenas.

Flamengo e Botafogo, entre 2006 e 2017 obtiveram respectivamente a média de 26 e 24% de vitórias fora de casa no mesmo período.
_____
Assunto: O Vasco não perdia clássicos para três equipes do Rio de Janeiro, desde 2012.

No Campeonato Brasileiro daquele ano o Vasco terminou em quinto lugar, posição que levaria o time hoje à Taça Libertadores.

No mesmo ano o Vasco disputou duas taças no Campeonato Estadual e perdeu ambas. Em 2017 disputou uma e a venceu.
______
Assunto: O Vasco briga para não cair.

Fora a primeira rodada da competição em todas as outras o Vasco não figurou mais na zona de rebaixamento e já esteve uma delas na zona de classificação para a Taça Libertadores da América de 2018.
____
Assunto: Os cinco pênaltis marcados contra o Vasco ocorreram.

O primeiro pênalti da partida contra o Palmeiras não ocorreu. Jomar atingiu tão somente a bola.

O primeiro pênalti da partida contra o Fluminense não ocorreu. Além de ser duvidosa a interpretação de mão na bola ou bola na mão, movimento natural ou não, braço aberto ou meio aberto, etc…, o passe seguia para um atleta do Fluminense em posição de impedimento. Assim como ocorrera no jogo Vasco 2 x 2 Santos da Copa do Brasil do ano passado, a intervenção do defensor vascaíno (naquela ocasião Rodrigo marcou contra na tentativa de impedir que a bola chegasse ao atleta santista, para o qual a bola foi lançada, que estava em posição de impedimento) é posterior à origem de impedimento no lance. Nos dois casos há um claro favorecimento ao infrator e não é isso que recomenda a regra, lembrando que nas duas ocasiões não havia outro atleta adversário que pudesse chegar na bola além do que receberia o passe, caso não houvesse a intervenção de um vascaíno no meio da trajetória dela.
____
Assunto: Pênaltis a favor do Vasco não marcados:

O Vasco teve quatro pênaltis a seu favor não marcados no Campeonato Brasileiro de 2017:

Zé Roberto sobre Yago Pikachu aos 32 minutos do 1º tempo da partida Palmeiras 4 x 0 Vasco (O placar era de 1 x 0, favorável ao Palmeiras e a vantagem dos paulistas fora oriunda de um pênalti inexistente, mal marcado pela arbitragem).

Nogueira sobre Luís Fabiano aos 16 do 2º tempo na partida Vasco 3 x 2 Fluminense (O placar era de 1 x 1 e o árbitro marcaria no minuto seguinte, pênalti existente para o tricolor).

Paulo Roberto sobre Manga aos 12 do 1º tempo na partida Vasco 2 x 5 Corínthians (O placar era de 1 x 0 para o Corínthians na ocasião).

Apodi sobre Alan Cardoso aos 20 do 1º tempo na partida Chapecoense 2 x 1 Vasco (O placar era de 0 x 0 na ocasião).
____
Assunto: Gols polêmicos do jogo Botafogo 3 x 1 Vasco, válido pela nona rodada da competição.

Segundo gol do Botafogo – Falta (cama de gato) de João Paulo, do Botafogo, sobre Paulão, marcada ao contrário, a quatro segundos do término do período de acréscimos estipulado pelo árbitro.

Gol do Vasco – Lance normal. A bola estava mais para Luís Fabiano, o movimento inicial de buscar o corpo do adversário foi de Carli sobre o atleta vascaíno. Luís Fabiano foi mais intenso no jogo de corpo, após a primeira escorada do alvinegro, ganhou a bola na frente e cruzou para Caio Monteiro marcar.
_____
O Vasco termina no máximo na 11ª colocação no Campeonato Brasileiro, após a 9ª rodada disputada. Estará a dois pontos da zona da Libertadores, mas outros preferem dizer que estará também a três da zona de rebaixamento. Tudo depende de como se quer jogar para cima ou para baixo o elenco, que, segundo a mídia convencional em maioria, estaria à essa altura brigando para não cair.

O Casaca! sabe perfeitamente como agem, porque agem e o que pretendem, mas continuará atuando em defesa do Vasco e agora será mais incisivo na busca de dados que tragam ao torcedor cruzmaltino uma outra visão sobre os fatos, pois da primeira à nona rodada do Campeonato Brasileiro a mídia convencional pintou e bordou com o clube, buscando formas de justificar prejuízos de arbitragem a ele, denegrir o elenco e desmotivar parte dos torcedores.

Casaca!

Fonte: Casaca