Vasco só conquistou 9 dos últimos 24 pontos disputados, sendo 7 como visitante
Quarta-feira, 16/08/2017 - 22:29
​No dia 8 de julho, o jogo entre Vasco e Flamengo mudou o rumo do Cruz-Maltino no Campeonato Brasileiro. Não pelo que aconteceu dentro de campo (1 a 0 para o rival), que, na ocasião, foi o de menos. São Januário foi o cenário de momentos lamentáveis protagonizados por "torcedores" do time da casa, com brigas, tentativas de invasão de campo e até mortes fora do local.

O episódio rendeu ao Vasco uma punição que gerou a perda de seis mandos de campo, além da interdição de São Januário. De lá para cá, o time da Colina só conseguiu nove pontos em 24 disputados, sendo sete deles conquistados fora de casa. Veja:

​13ª rodada - Vitória 1x4 Vasco (Barradão)
​14ª rodada - Vasco 0x0 Santos (Nilton Santos)*
​15ª rodada - São Paulo 1x0 Vasco (Morumbi)
​16ª rodada - Atlético-MG 1x2 Vasco (Independência)
​17ª rodada - Vasco 0x1 Atlético-PR (Raulino de Oliveira)*
18ª rodada - Vasco 0x3 Cruzeiro (Raulino de Oliveira)*
19ª rodada - Ponte Preta 0x0 Vasco (Moisés Lucarelli)
​20ª rodada - Vasco 1x1 Palmeiras (Raulino de Oliveira)*

*jogos cumprindo a punição do STJD

O Vasco só conseguiu dois pontos de 12 possíveis em casa, durante a punição, o que causou a queda na tabela. Antes brigando diretamente pelo G-6, terminando algumas rodadas na zona de classificação, hoje a distância (3 pontos) para o Z-4 é menor do que para o G-6 (quatro pontos), ocupando a 13ª posição.

É importante pontuar que o Vasco, até o jogo contra o Flamengo, havia conquistado 16 pontos no Brasileiro e 15 haviam sido ganhos jogando em São Januário. O outro ponto foi contra o Coritiba, fora de casa, no empate por 2 a 2.

Em resumo, todos os episódios do dia 8 de julho refletiram diretamente no caminho do Vasco no Brasileirão. A equipe conseguiu conquistar pontos fora de casa e, se tivesse conciliando com as vitórias em seu território, poderia estar almejando coisas maiores neste momento.

Os atos dos "torcedores", que causaram as punições, não esconde o baixo desempenho do time de Milton Mendes, principalmente nos jogos contra Atlético-PR e Cruzeiro, onde o time teve atuações extremamente fracas. Porém, serve de reflexão para os autores e para os que pensam que violência e ações descontroladas resolvem: quem foi o mais prejudicado?

Fonte: Esporte Interativo