Basquete: Fúlvio não joga e Seleção vence Camarões por 70 a 62
Quarta-feira, 16/08/2017 - 21:57
O técnico Cesar Guidetti aproveitou o segundo amistoso contra Camarões para testar um Brasil diferente na noite desta quarta-feira, 17, no Poliesportivo João do Pulo, em Pindamonhangaba. Apesar de um jogo muito mais pegado, novamente a seleção foi superior e garantiu a vitória por 70 a 62.

Para essa partida, Guidetti optou por uma formação mais jovem, com Georginho na armação e Bruno Caboclo na ala. O pivô Lucas Mariano, que não tinha atuado no primeiro amistoso, também foi titular. Por sinal, ele foi o cestinha do confronto com 26 pontos. Caboclo, que só havia atuado quatro minutos, atuou por quase todo o jogo e colaborou com 11 pontos.

Agora, o Brasil volta suas atenções para um quadrangular amistoso na Argentina, que será disputado neste final de semana. Entre 25 de agosto e 3 de setembro, a seleção disputa a Copa América. Dos 19 convocados que participaram dos amistosos, Guidetti terá que escolher 12 para a disputa do torneio.

Início pegado

O primeiro tempo teve mais faltas do que cestas. Assim como terminou o jogo anterior, este amistoso começou. Mas de amizade mesmo quando a bola subiu, se viu pouca coisa. Um Brasil com quatro mudanças no time titular sofria para encaixar jogadas. Camarões marcava forte e brigava muito, o que explica 12 a 12 ao fim do primeiro quarto.

As coisas não mudaram muito no segundo quarto. Assim como no primeiro, Guidetti optou por dar muito tempo de quadra ao armador Georginho e ao ala Bruno Caboclo, jovens que atuam ou vão atuar no basquete americano nessa temporada e carregam grande esperança para o basquete brasileiro nos próximos anos. Mas o tempo foi se passando e o cenário se repetindo. No final, mais 10 minutos de pontuação baixa e placar empatado: 27 a 27. O que chamou a atenção é que 16 pontos de Camarões vieram de lances livres. Outro ponto: o Brasil não acertou nenhuma bola de três no primeiro tempo.

Segundo tempo

O bloqueio com bolas de três pontos acabou logo no início do terceiro quarto com Bruno Caboclo, seguido por Lucas Mariano. A dobradinha, inclusive, foi responsável por mais pontos no período. Caboclo, jogando muitos minutos, parece ter se soltado. Foi para cima dos camaroneses, sofreu faltas, usou o corpo para anotar no garrafão. Não que os camaroneses tenham desistido do jogo. Eles também pontuaram muito. Melhor para a seleção, que terminou o terceiro quarto em vantagem de 49 a 45.

Assim como no último período do primeiro amistoso, o jogo esquentou muito no final. Após uma marcação de saída de bola, a seleção camaronesa exagerou na reclamação e tanto o técnico Jean Claude, quanto Arnaud Adala foram expulsos. Diante do descontrole do adversário, o Brasil abriu vantagem, segurou a pressão final e garantiu a vitória por 70 a 62.

Apesar de toda a rivalidade, ao fim da partida, os camaroneses foram aplaudidos de pé pela torcida. Muitos atletas de Camarões aproveitaram e foram à arquibancada cumprimentar os torcedores.

Escalações

Brasil: Georginho, Jimmy, Bruno Caboclo, Rafael Mineiro e Lucas Mariano . Entraram: Davi Rossetto, Gemerson, Danilo Fuzaro, Deryk Ramos, Antonio, Arthur Pecos, Wesley Sena. Técnico: Cesar Guidetti

Camarões: Pierre Essome, Pierre Bogmis, Arnaud Adala, Boris Mbala, François Affia. Entraram: Songold Ngijol, Darryl Strawberry, Franck Yangue, Arnold Kome, Brylle Kamen. Técnico: Jean Claud

Fonte: GloboEsporte.com