Casaca divulga nota sobre divisão dos direitos de Paulinho
Quinta-feira, 26/04/2018 - 07:50
Retificando nota da ESPN sobre Paulinho

O blog Gabriela Moreira, vinculado à ESPN Brasil, divulgou o seguinte:

"O Vasco começou a perder os direitos econômicos de Paulinho antes mesmo da transação com o Bayer Leverkusen. Em janeiro, ainda na gestão de Eurico Miranda, o clube repassou 20% (dos 85% que tinha) ao empresário do atleta, Carlos Leite. Desde então, a joia da base vascaína passou a ser 65% do clube, 20% do agente e 15% do próprio atleta."

A informação é equivocada. O Vasco detém 100% dos direitos econômicos de Paulinho. O jogador firmou seu primeiro contrato profissional com 16 anos.

Em janeiro de 2018, com a valorização do atleta, o clube decidiu rever o seu salário, permitindo a majoração da multa para o mercado interno segundo a legislação vigente, ação de proteção ao Vasco.

Contudo, desde o contrato de 2016, o Vasco firmou com o representante do jogador um acordo que prevê bonificações que podem aumentar balizadas pelo valor da negociação. Não se trata, portanto, de percentual de direitos econômicos. Nada mais é do que a praxe do mercado pós Lei Pelé.

E mais: na reforma do contrato ocorrida em 2018, não houve alteração alguma a respeito deste acordo firmado em 2016 com o agente de Paulinho. A mesma progressão relativa a bonificações está prevista. Mais uma vez, não houve qualquer percentual de direitos econômicos cedidos ao empresário do atleta.

Sendo assim, sugere-se à ESPN Brasil verificar as informações prestadas por suas fontes. Em geral, tais fontes são mal informadas e mal intencionadas. Quem deseja praticar jornalismo honesto deveria desprezá-las.

CASACA!

Fonte: Casaca