Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba se diz a favor do 'desafio' nas partidas
Quinta-feira, 21/11/2019 - 02:37
Em audiência na Câmara dos Deputados que debateu uso do VAR no futebol brasileiro, o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem , Leonardo Gaciba, disse ser favorável à incorporação do desafio no protocolo do jogo, algo que já ocorre em outros esportes, como o tênis e o vôlei, por exemplo, em que os jogadores ou comissão técnica podem pedir a revisão de um lance em que se sentiram prejudicados.

— Eu acho que no mínimo um desafio minimizaria muito a questão da responsabilidade da arbitragem e, acima de tudo, a questão das críticas dos clubes. Porque a partir do momento que tem dúvida em uma determinada jogada e peça para o árbitro ir à beira do campo, ele vai olhar e tomar a decisão. E, ao mesmo tempo, se ele [o treinador] não pedir quando acontecer um [aparente] erro claro e óbvio, ele não é tão claro e óbvio se ele não viu no campo de jogo ao ponto de desafiar o árbitro — disse.

A decisão de permitir ou não o uso do desafio não cabe à CBF, como salientou o ex-árbitro. Somente a International Board (IFAB), entidade responsável pelas regras do futebol tem poder para mudar a regra.

Uma das dificuldades para o avanço da proposta seria como julgar o desafio dada a subjetividade de alguns lances, que são discutidos semanas por torcedores e até críticos de arbitragem sem que se chegue a um consenso. De acordo com Gaciba, já houve tentativa de incluir o desafio nas regras, mas isso foi barrado.

— Eu gosto do "challenge", mas não sou só uma voz. Tenho que seguir a orientação do IFAB. Acho que os treinadores ou até o mesmo os capitães das equipes deveriam ter o direito ao desafio em cima de decisões tomadas pelo árbitro. A IFAB estudou e acha que isso não é viável, é uma regra a qual nós estamos sujeitos. Vários países já tentaram colocar dentro do protocolo o desafio, Até hoje, não passou — ressaltou.



Fonte: O Globo Online