Mateus Carvalho: 'Espero seguir trabalhando com humildade e fazer mais gols com essa camisa'
Segunda-feira, 15/04/2024 - 15:42
A notícia da ausência de Payet nos primeiros jogos do Brasileirão preocupou e ainda preocupa a torcida do Vasco. Afinal, o clube não tem outros meias com as mesmas características do francês. O jeito foi mudar a forma de jogar, e Ramón Díaz escalou o time com três volantes na estreia. Um deles viveu tarde mágica na vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, domingo, em São Januário.

No segundo jogo como titular desde de que Ramón chegou ao clube, Mateus Carvalho, ou Cocão para quem preferir, tomou conta do meio-campo do Vasco. Jogando pela meia esquerda, posição que pertence a Dimitri Payet, o jogador de 22 anos passou no teste. Organizou o setor, pressionou e marcou bem o adversário e ajudou na transição.

O "alto rendimento", como definiu o treinador argentino, é um prêmio para Cocão, que vem acumulando atuações corretas e aguerridas na temporada. Ele não só jogou bem, como foi coroado com o primeiro gol da carreira profissional. Um lindo chute de perna direita, apesar de ser canhoto.

- Esse gol significa muito na minha vida. Foi meu primeiro gol no profissional, não soube nem comemorar direito. Fiquei ali com meus companheiros, quase chorei. Espero seguir trabalhando com humildade e fazer mais gols com essa camisa - disse o volante, que completou:

- Motiva muito. Eu não tive muita oportunidade como titular e hoje pude iniciar a competição. Ser coroado com o gol foi um momento de muita felicidade e vai me dar confiança na competição. Feliz por ter feito um gol nessa data especial, de homenagem ao Dinamite.

Mateus Cocão tem 12 jogos pelo Vasco em 2024. Também foi titular nas duas primeiras partidas do Campeonato Carioca, quando o elenco principal estava em pré-temporada no Uruguai - William Batista, então técnico do sub-20, comandou o time na ocasião. Em 2023, ele atuou nove vezes, sendo três como titular - todas antes da chegada de Ramón Díaz ao clube.

- Sou novo, cheguei do Náutico com muita desconfiança da torcida. Mas segui quietinho, caladinho, trabalhando firme e a oportunidade chegou. Ramón exige de todos, do mais jovem ao mais velho, e agradeço muito a ele - afirmou o jogador.

Conhecido pelo apelido no Náutico, Mateus passou a ser chamado só por nome e sobrenome quando chegou ao Vasco em abril do ano passado. Foi um pedido da diretoria do clube, que passava por um momento conturbado no Campeonato Brasileiro e convivia com a cobrança por reforços de peso. Mateus Carvalho chamaria menos atenção.

- É um apelido que tenho desde criança. Pensei que esse apelido não sairia da minha cidade, mas saiu e eu não ligo de ser chamado assim - pontuou Mateus.

O volante é de origem muito humilde. Ele nasceu em Tucuruí, cidade do interior do Pará que fica a mais de sete horas de distância da capital Belém. Mudar-se para Recife para jogar no Náutico já havia sido uma grande mudança na vida do jogador.

Quando o interesse do Vasco surgiu, o negócio foi fechado com uma condição: ele não poderia vir para o Rio de Janeiro sozinho. Dessa forma, os pais aceitaram sair de Tucuruí e viajaram de avião pela primeira vez na vida para morar com o filho na capital carioca.

Este ano, Mateus engatou num relacionamento. Os pais e a namorada estiveram em São Januário para ver o jovem talento do Vasco ser ovacionado pelos 18 mil torcedores que foram ao estádio.

O jovem tem contrato com o clube até o fim de 2027. Em novembro do ano passado, o Vasco pagou R$ 2 milhões ao Náutico e comprou 90% dos seus direitos econômicos. A decisão teve o aval de Ramón Díaz e sua comissão técnica.

- Foi um teste importante para Mateus e os outros volantes, e disputaram uma grande partida. Temos a obrigação de trabalhar com nossos jovens e seguir lhes dando oportunidades - afirmou Ramón.

Com lesão no ligamento colateral medial do joelho direito, Payet ainda deve desfalcar o Vasco por mais alguns jogos. A boa notícia da estreia, além da vitória, é que Ramón viu que pode contar com Mateus Cocão enquanto o francês se recupera.

Na quarta-feira, às 19h, o Vasco vai enfrentar o Bragantino, fora de casa, pela segunda rodada.



Fonte: ge